Ações de manutenção regulares da Prefeitura asseguram o bom funcionamento das orlas da capital

Serviços Urbanos
03/01/2024 13h15

Um diferencial que chama a atenção de turistas e aracajuanos é a organização das orlas da cidade, que possibilitam as interações, trocas sociais e promovem as atividades esportivas e culturais, beneficiando a qualidade de vida da população. Para isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), assegura a limpeza, manutenção e revitalização, mantendo a atratividade desses importantes pontos turísticos da capital.

Quem visita a costa litorânea de Aracaju se encanta com a estrutura e beleza das quatro orlas da cidade: a da Atalaia, dos bairros Industrial e Porto Dantas e a Orla Pôr-do-Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro.

Na Orla da Atalaia, um dos mais importantes cartões postais da cidade, a Emsurb viabilizou, nos últimos 12 meses, a melhoria de estruturas do local, como a recuperação do monumento “Eu Amo Aracaju”, que recebeu serviço de manutenção e pintura, incluindo a revitalização artística da escultura de caju. Em outro ponto, os visitantes também encontram os monumentos em homenagem aos Formadores da Nacionalidade, os quais recebem ações constantes da empresa municipal para proporcionar ainda mais destaque ao local que homenageia figuras históricas importantes. Na região da Praia do Havaizinho, a passarela ganhou uma roupagem moderna e ambientalmente adequada, que inclui pavimentação em concreto, guarda-corpo em madeira de eucalipto e chuveirão.

A quadra de beach tennis está entre os espaços recém-criados. Visando oferecer mais um atrativo aos frequentadores da orla, o local conta com uma área de 1.200 m², dispõe de 32 refletores em LED, seis postes de iluminação, bancos de concreto, placas de identificação, papeleiras, bem como tela de proteção para os momentos de práticas esportivas e recebe ações de manutenção constantes da Emsurb, não apenas com limpeza, mas com a manutenção dos equipamentos.

Já na Orla Pôr do Sol, a gestão municipal levou mais comodidade aos pescadores que atuam na região por meio da construção de uma rampa que facilita o acesso e atracamento das embarcações. Também no local, a Emsurb promoveu a manutenção no tablado de madeira, no qual foi feita a troca e fixação de todas as peças, além da construção do corrimão central e de ajustes nos degraus, conforme as normas técnicas NBR 9050. As mudanças contribuem para gerar maior tranquilidade e segurança aos que transitam no local.

“As orlas são importantes espaços de convivência na cidade de Aracaju. Por essa razão, é realizado o monitoramento e manutenção, baseado em um levantamento feito pelas equipes de engenharia, que buscam sempre solucionar de forma efetiva e sem trazer prejuízos à população”, explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

A zona Norte da cidade também conta com excelentes opções, como é o caso da Orlinha do Bairro Industrial e a do Porto Dantas. Simultaneamente aos serviços de manutenção e revitalização de equipamentos, a empresa municipal efetua um cronograma operacional regular como varrição, coleta de resíduos, irrigação, reposição de grama, podação e revitalização do paisagismo, por meio de agentes fixos, enquanto outras são incorporadas ao cronograma regular da Emsurb. Este mesmo cuidado com a limpeza e preservação das áreas verdes é levado às demais orlas da capital. Os trabalhos de fiscalização também auxiliam na manutenção de todas as orlas, trabalho que é realizado diariamente com o monitoramento de toda extensão, para garantir o uso adequado dos espaços públicos, além de orientar os visitantes quanto ao descarte correto de resíduos e monitoramento, caso exista ocupação irregular.

“É sempre importante a gente fazer um balanço das ações que fizemos durante o ano e iniciar o novo ano com planejamento para que os aracajuanos tenham sempre os serviços da Emsurb realizados a contento. Para este ano de 2024, continuaremos executando a manutenção constante nas nossas orlas e executando as melhorias que a população achar necessária para que sergipanos e turistas desfrutem dos melhores serviços públicos na orla mais bonita do país”, finaliza Bruno.