Prefeitura atua com apoio técnico e operacional nos desdobramentos de ocorrência de desabamento

Defesa Civil
03/01/2024 18h40

Após o encerramento das buscas por desaparecidos no local da ocorrência de desabamento, no bairro Santo Antônio, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), presta apoio às famílias e equipes que ainda atuam no local para remoção de móveis e para a realização de perícia. O órgão também realiza inspeção técnica para elaboração de relatório com detalhamento dos riscos estruturais, que ainda existem na edificação.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que as equipes atuarão no local até que os riscos sejam eliminados. "Ainda temos alguns pontos de insegurança, algumas lajes que estão penduradas por vergalhões. A gente precisa eliminar esses riscos com demolição e escoramento. Fizemos verificação com técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Polícia Criminalística também esteve no local para colher informações pertinentes para a averiguação das causas do acidente", destacou o secretário.

A Defesa Civil, com a equipe da Assistência Social, também orienta e monitora as famílias para a retirada dos pertences, com a segurança necessária. "Esse é um trabalho coordenado e acompanhado pelas equipes, com apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para a retirada de móveis em locais avaliados com possibilidade de acesso seguro", indicou o secretário.

O prédio apresenta riscos de desabamentos pontuais, sem impactos para edificações circunvizinhas. "Trabalharemos para a eliminação desses pontos de risco que ficam na área interna da edificação. Posteriormente, será feito o termo de interdição, entregando a edificação aos cuidados da proprietária, que deverá fazer todos os procedimentos necessários para impedir o acesso de pessoas ao local e licenciar o empreendimento, junto aos órgãos competentes", explicou o secretário.

Entenda o caso

A edificação, que possuía 48 apartamentos, dos quais 44 estavam habitados na ocasião do acidente, sofreu impacto em circunstâncias que, preliminarmente foram apontadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), como resultado de explosão ocasionada por vazamento de gás. As equipes atuam na ocorrência desde o dia 31, quando foram iniciadas as buscas e salvamentos das vítimas, no local. Ao todo 19 pessoas foram resgatadas, das quais cinco sem vida. Todo o apoio logístico e operacional foi empregado pela Prefeitura de Aracaju, em apoio ao atendimento da ocorrência.