Prefeitura oferta vacina BCG em oito USFs e na Maternidade Lourdes Nogueira

Saúde
04/01/2024 16h04

 As vacinas são formas cientificamente comprovadas de proteção contra diversas doenças, a exemplo da tuberculose, que é contagiosa e pode levar à morte. A vacina BCG, que deve ser administrada em dose única ao nascer, ou até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, para aquelas crianças que não foram vacinadas, é o imunizante que protege contra as formas graves dessa doença. 
 
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza o imunizante em oito Unidades de Saúde da Família (USF) e na Maternidade Lourdes Nogueira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Ela afeta os pulmões e pode acometer outros órgãos e sistemas. Segundo a Técnica do Programa Saúde da Criança da SMS, Cerisa Ribeiro Bonfim, vacinar as crianças é fundamental para o fortalecimento das defesas do organismo. 

“Geralmente é na infância que as doenças podem se manifestar de maneira mais grave, como é o caso da tuberculose. Então, ainda na maternidade, a vacina deve ser aplicada para fortalecer ainda mais o organismo. Mas é importante ressaltar que, se por algum motivo os pais ou responsáveis não puderam vacinar ao nascer, podem buscar as Unidades de Saúde da Família que ofertam o imunizante”, reforça Cerisa. 


A vacina BCG faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) e, em Aracaju, o imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas USFs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby
Na Maternidade Lourdes Nogueira, os bebês nascidos nela já saem imunizados com a BCG.

A doença 

A forma pulmonar da tuberculose é a principal responsável pela transmissão da doença, que traz como principal sintoma a tosse frequente por três semanas ou mais, com produção ou não de secreção. O emagrecimento, febre vespertina e sudorese noturna também são comuns e o ideal é buscar atendimento médico, para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, por se tratar de uma doença que tem cura.