Prefeitura conclui retirada dos pertences das famílias afetadas por desabamento no bairro Santo Antônio

Assistência Social e Cidadania
04/01/2024 18h00

Nesta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Assistência Social, concluiu a retirada e o transporte dos pertences das famílias que foram afetadas pelo desabamento de um residencial localizado no bairro Santo Antônio. A Secretaria da Defesa Social e Cidadania de Aracaju (Semdec) também esteve presente para dar segurança aos moradores e equipes que acessavam o local durante a retirada dos móveis e utensílios.

Foram quatro dias de trabalhos realizados pelas equipes da Assistência Social, prestando apoio e orientação junto às famílias que solicitaram ajuda durante os dias de operação. Ao todo, 41 famílias foram atendidas pelas, das quais 21 conseguiram retirar pertences e 20 perderam todos os bens.

“Hoje a gente concluiu a retirada dos pertences dos moradores que residiam nesse local, muitos estão levando para casa de parentes e amigos, que é onde estão morando de momento, e a partir de agora as equipes da Assistência Social continuarão fazendo o trabalho de visitas domiciliares ao local onde as famílias estão para termos um balanço e o entendimento por completo de quem são essas famílias, de quantas pessoas nós tínhamos em cada núcleo familiar. Onde essas famílias fixarem residência, iremos continuar o acompanhamento delas através das equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro onde irão morar e estaremos dando total apoio socioassistencial”, disse a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana Passos.

A gestora da pasta declarou ainda que “a partir de amanhã, a Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda estará realizando o cadastro das 20 famílias que tiveram perda total dos seus bens, para que tenham acesso ao auxílio anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no valor de um salário mínimo por três meses”.

A diretora de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, detalhou como deve ocorrer o processo para a concessão do auxílio emergencial para as 20 famílias que perderam todos os pertences no desabamento.

“Esse auxílio será no valor de um salário mínimo para todas as famílias que perderam tudo. Nós estamos entrando em contato com essas famílias e amanhã, ao longo da manhã, das 8h às 12h, estaremos atendendo essas famílias na Diretoria de Gestão Social da Habitação para fazer todo o acolhimento, o cadastro, pegar a documentação para que a gente possa viabilizar o mais rápido possível o repasse desse auxílio. Para as demais famílias, estaremos avaliando a situação individual de cada uma delas, para que possamos, dentro dos critérios do auxílio moradia, viabilizar esse auxílio benefício para essas pessoas”, afirmou.

“Nós gostaríamos de informar para aquelas famílias que não conseguiram resgatar documentos que ficaram em meio aos escombros, que nós conseguimos resgatar alguns deles. Esses documentos estarão disponíveis aqui na sede da Diretoria da Habitação para serem devolvidos aos donos. Já para aqueles que não conseguiram recuperar de maneira alguma os documentos, vamos estar dando todo o suporte e encaminhamentos para emissão da segunda via deles o mais rápido possível, para que a gente possa viabilizar a concessão do auxílio”, completou a diretora de Gestão Social da Habitação.

A diretoria de Gestão Social da Habitação fica localizada na Av. Augusto Maynard, n° 189, no bairro São José.