Aedes aegypti: Prefeitura iniciará primeira coleta do LIRAa de 2024 na próxima segunda-feira, 8

Saúde
05/01/2024 16h44

A partir da próxima segunda-feira, 8, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciará a coleta domiciliar para o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. São esses dados que norteiam as estratégias para o controle e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

De 8 a 12 de janeiro, os agentes de combate às endemias percorrerão todos os bairros da capital realizando visitas domiciliares, verificando os espaços que possam se tornar possíveis criadouros ou que já tenham a presença de foco do Aedes, a exemplo de água parada em reservatórios, acúmulo de lixo, garrafas, pneus, calhas, vasos de planta, entre outros. 

Caso sejam encontrados focos, eles seguem para análise no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e, se as amostras forem confirmadas como larvas do Aedes, a informação é inserida no boletim epidemiológico que será divulgado posteriormente. 

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, de Aracaju, Jeferson Santana, a coleta tem papel fundamental no desenvolvimento das ações. “A coleta do LIRAa é de extrema importância para nortear as nossas ações e acontece a cada dois meses. O resultado do último levantamento de 2023, divulgado no mês de novembro, foi bastante satisfatório, quando Aracaju apresentou o menor índice dos últimos 20 anos, alcançando 0,8, ou seja, baixo risco para infestação. Apesar disso, nós não podemos negligenciar todos os cuidados, mantendo todas as recomendações”, diz Jeferson. 

Ações de combate 

A Saúde de Aracaju mantém um calendário de ações, com o objetivo de intensificar o controle e combate ao Aedes, com a realização das visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias, mutirões aos sábados com parceria entre outras secretarias, além da aplicação semanal do fumacê costal. 

Além disso, atividades de educação em saúde são desenvolvidas em escolas, por exemplo, para que a conscientização seja ampliada, no que se refere a necessidade da população compreender o papel essencial que exerce nesse trabalho, como reforça o gerente Jeferson Santana. 

“Verificar reservatórios, não acumular lixo nem descartá-lo de maneira irregular, denunciar situações de possíveis criadouros na região onde mora por meio da ouvidoria no 0800 729 35 34, entre outras atitudes, são imprescindíveis para o sucesso desse trabalho, que ocorre de maneira conjunta com a população”, conclui Jeferson.