Escola de Governo moderniza processos para a oferta de capacitações a servidores

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2024 11h00

A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), passa por um processo de modernização para aprimorar ainda mais a oferta de capacitação aos servidores da Prefeitura de Aracaju. Com cerca de sete mil pessoas participantes de cursos, palestras e oficinas nos últimos sete anos, a Esgap inovou e modernizou os processos de solicitação de cursos e palestras, inscrição, lista de presença, avaliação, solicitação de salas e relatórios de atividades.

De acordo com o diretor da unidade, Bosco Rolemberg, a Esgap trilhou um caminho inovador na qualificação dos servidores da Prefeitura de Aracaju. “Não somos apenas uma escola de capacitação. Mas para além disso, desde 2017, por orientação do prefeito Edvaldo Nogueira, a gente vem trilhando um esforço de criar oportunidades para que os servidores sejam incentivados na cultura da inovação e da criatividade. Para além da rotina de capacitações, visando atender as necessidades imediatas das secretarias, criamos oportunidades”, disse.

Trilha de modernização
Desde o início, a Escola de Governo e Administração Pública tem atividades voltadas para alguns eixos, como a modernização da gestão e da cidade, inovação e criatividade, desenvolvimento sustentável, atualização dos sistemas de gestão financeira, nova lei de licitações, mediação de conflitos, saúde mental, bem-estar no trabalho, entre outros.

Neste ano, a unidade introduziu mais uma novidade: a consulta via Instagram sobre quais cursos os servidores querem que sejam ministrados. Com a coleta dos cursos desejados e a grade curricular pronta, entra a fase das inscrições, que agora é feita de maneira online, por meio de um formulário digital.

“Quase não se usa mais papel. A lista de inscrição e até mesmo o registro de presença nos cursos é feito por meio de um QR Code. Também de forma online, o servidor pode avaliar a qualidade do curso e receber o seu certificado por e-mail. Tudo isso modernizou os nossos processos e é também uma forma de estarmos mais próximos do servidor”, declarou o diretor Bosco Rolemberg.

A Esgap também faz parcerias com instituições e faculdades que disponibilizam seus profissionais que ajudam na oferta das capacitações. “A qualificação dos servidores tem beneficiado a aferição qualitativa. A Esgap tem sido uma importante parceira da gestão na realização do nosso planejamento estratégico”, disse.

Ações
Desde 2017, a Escola de Governo realiza diversas ações, como um concurso com mais de 100 servidores, que resultou em um banco de dados com 36 projetos com base na perspectiva de criar oportunidades para que o servidor pensasse os problemas da cidade e tentasse aperfeiçoar.

“Fizemos plenária colhendo sugestões de como seria o processo de modernização da Escola de Governo, que fosse mais eficiente e inovadora. No ano passado fizemos uma mostra com os secretários municipais, com uma palestra de abertura sobre a importância da criatividade na gestão pública. Cada secretário apresentou os projetos de suas pastas que têm sido inovadores e têm resultado em melhorias na vida da população”, afirmou.

Também foram realizadas parcerias com outras escolas de governo, como a do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Tribunal Eleitoral, Ministério Público do Trabalho, Ministério, entre outras. “Era preciso a gente compartilhar toda essa experiência acumulada e desenvolver ações em conjunto”, afirmou Bosco Rolemberg.

Durante algum tempo a Esgap também contou com um programa de atendimento psicossocial, visando cuidar da saúde mental dos servidores municipais. Já durante a pandemia da covid-19, até por exigência da realidade que se impunha na época, começaram a ser desenvolvidas as capacitações de maneira virtual. Atualmente são realizadas de maneira virtual e presencial

Outra ação importante foi a reativação do canal da Esgap no YouTube, por onde as atividades de capacitação são veiculadas e divulgadas.