Prefeito Edvaldo autoriza início da obra de construção de nova praça no bairro Japãozinho

Agência Aracaju de Notícias
12/01/2024 12h11

Para garantir ainda mais qualidade de vida aos moradores do Japãozinho, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou, nesta sexta-feira, 12, o início da obra de urbanização da nova praça do bairro. O novo equipamento de lazer e convivência da comunidade será erguido pela Prefeitura de Aracaju entre a Rua do Arame e a avenida Antônio Barbosa, numa área de 3,4 mil m². Para execução do projeto, o município investirá, com recursos próprios, R$854.921,45. “Estamos cumprindo mais um compromisso assumido com a população do Japãozinho”, disse o gestor ao assinar a ordem de serviço.

De acordo com Edvaldo, com essa praça a gestão municipal completa a urbanização do bairro. “Aqui, nós investimos mais de R$18 milhões numa grande obra estruturante e acabamos com os alagamentos que ocorriam no bairro, um grave problema que havia aqui toda vez que chovia, e nós abrimos essa grande avenida [avenida Antônio Barbosa], cobrimos o canal, fizemos duas lagoas de estabilização, uma obra esperada por trinta anos por essa comunidade. Agora, pode chover quanto for que não alaga mais. E hoje demos início à construção de uma praça, um compromisso que assumimos com os moradores da comunidade e que estamos cumprindo”, enfatizou.

O prefeito destacou ainda que a nova praça vai garantir mais dignidade e conforto para a população. “Vamos construir um espaço de lazer com toda a infraestrutura que essa comunidade merece. Agora, os moradores do Japãozinho terão um lugar para as pessoas se reunirem, as crianças terão um espaço adequado para brincar, vamos instalar equipamentos de ginástica, enfim, a praça é sempre um equipamento de lazer importante para a convivência comunitária. E com esse investimento damos mais uma demonstração do compromisso que temos com esse bairro, que é tão importante para a nossa gestão”, disse.

Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari destacou que essa será a primeira área de lazer do bairro. “Essa obra é uma continuidade do projeto estruturante que realizamos aqui no bairro. Assim que inaugurou a obra de infraestrutura, o prefeito, para atender a uma demanda da comunidade, nos solicitou a elaboração do projeto dessa praça e hoje damos início a mais essa obra na região. É realmente uma obra que dará dignidade, um novo espaço de lazer para as pessoas se encontrarem. É uma praça que vai trazer realmente muita integração à população que vive nesse local”, afirmou.

Ao detalhar o projeto da nova praça, cujo prazo de execução é de 180 dias, o secretário ressaltou que o espaço de lazer terá pavimentação em concreto; parque infantil contendo escorregador, balanços, gangorra, gira-gira, gangorra adaptada e escada de cilindros; academia de ginástica ao ar livre; paisagismo; lâmpadas de led, em conformidade com o parque de iluminação da cidade, garantindo melhor luminosidade, conforto e segurança no período noturno; e equipamentos de acessibilidade.

Demanda atendida
Morador do bairro, Wanderley Elesbão conta que a construção desta praça é um anseio antigo da comunidade local. Ele relembrou que no local onde será erguido o novo equipamento de lazer “havia um esgoto a céu aberto”. “Então essa praça vai valorizar muito essa região, vai ser um espaço para os nossos jovens, vai ser um local de lazer para toda a comunidade, vai ser excelente”, afirmou.

Para o estudante Caio César, também morador do Japãozinho, o novo equipamento de lazer “vai mudar bastante” a realidade dos jovens da localidade. “Essa praça vai ser bem legal. Agora teremos um espaço para as crianças, os adolescentes brincarem, para a população se divertir, vai ser bom para todo mundo”.

Opinião semelhante à de Bismarque Santos, que avalia como “de grande importância” para o bairro o investimento realizado pela Prefeitura de Aracaju. “A nossa comunidade já recebeu essa nova avenida, que trouxe muitos benefícios para os moradores e agora, com essa praça, a comunidade só tem a ganhar”, disse.

Infraestrutura do Japãozinho
Em 2022, o prefeito Edvaldo entregou à população do Japãozinho as obras de infraestrutura do bairro. A partir de um investimento de R$18,6 milhões, a Prefeitura construiu na localidade uma nova avenida - ligando a Santa Terezinha, no bairro Cidade Nova, à avenida Euclides Figueiredo -, implantou redes de drenagem e de esgoto, pavimentou e recuperou 27 ruas, implantou estação elevatória e construiu duas bacias de contenção de 4 mil m² para receber e escoar as águas pluviais e uma escadaria. A obra transformou completamente a paisagem urbana, além de resolver um problema histórico de alagamentos na região.

Participaram da solenidade, além da comunidade local, o secretário de Estado Luiz Roberto Dantas, que representou o governador Fábio Mitidieri; os vereadores Fabiano Oliveira, Soneca, Milton Dantas, Professor Bittencourt, Pastor Eduardo Lima, Sargento Byron, Paquito de Todos; o ex-vereador Fábio Meireles; secretários municipais e lideranças comunitárias.