Semana da Visibilidade Trans: Prefeitura realiza debate e capacitação com colaboradores

Assistência Social e Cidadania
22/01/2024 16h25

A Prefeitura de Aracaju, através da Assessoria Técnica LGBTQIAPN+, que integra a Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria Municipal da Assistência Social, com o objetivo de celebrar no próximo dia 29 de janeiro o Dia Nacional da Visibilidade Trans, realizou nesta segunda-feira, 22, na sede da Casa dos Conselhos Municipais, localizado no centro da capital, a primeira capacitação com o tema “Respeitando a Identidade de Gênero das Pessoas Trans”, tendo como público-alvo recepcionistas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).

A capacitação de profissionais que atuam nos Cras e Creas tem como objetivo a oferta de um atendimento mais humanizado e levar conhecimento técnico sobre o debate de gênero das pessoas travestis e transexuais e fomentar que o seguimento de pessoas Trans visualizem os equipamentos como referência para a busca de serviços espontâneos que são ofertados e como porta-aberta para o acesso aos programas sociais. Na quinta-feira, 25, acontecerá mais uma roda de debates e palestras com cadastradores do Cadastro Único (CadÚnico) e educadores sociais.

“Esse é um projeto interno que venho trabalhando já dentro da secretaria para capacitar novas pessoas, como recepcionistas, cadastradores, assistentes sociais, educadores sociais, que atuam nos Cras e Creas, porque ali é a porta de entrada para programas sociais. Então debatemos sobre o que é gênero, como nascemos, como nos construímos, a perspectiva do que é a construção social dessas pessoas, dando suporte para quando elas receberem essas pessoas saibam como realizar um acolhimento humanizado, baseado não só nas pessoas trans, mas o público LGBTQIAPN+ como um todo. Nós queremos que essas pessoas sejam reconhecidas como sujeito de direitos, e para isso é preciso que tenham um registro, que inclusive a política nacional já vem trabalhando nessa perspectiva”, declarou Marcelo Lima, assessor técnico para Assuntos LGBTQIAPN+ de Aracaju.

Para o recepcionista do Cras Enedina Bomfim, localizado no bairro América, José Alisson Santos, a capacitação é importante para melhorar cada vez mais o atendimento ao público LGBTQIAPN+. “Eu acho que é muito importante, porque o Cras é a porta de entrada para o público LGBTQIAPN+ e a gente que faz o primeiro atendimento logo na entrada, que recebe, conversa com eles e procura entender qual a situação que a pessoa está passando. A gente é a primeira pessoa a abordar, passa informações, que depois encaminha para o cadastrador, para o assistente social, para a coordenação, por exemplo”, disse.

“É a primeira vez que eu participo desse tipo de capacitação, acho muito importante porque são pessoas que sofrem muito preconceito, onde a maioria não conhece, não entende. A gente está lá para atender, como eu atendo você e qualquer pessoa. São pessoas que chegam e sempre tenho o cuidado de saber ela quer ser chamada, que pra mim é o mais importante, porque eu quero que ela se sinta bem. Chegar ao lugar e ser bem atendido, eu acho que é o essencial de hoje em dia. A gente está aqui para aprender, pra ensinar e tratar bem. Quem vai procurar um Cras quer ser bem tratado, porque já vem com as suas histórias, então está ali para ser bem acolhido e eu sempre digo, a chave de tudo é o respeito”, afirmou a recepcionista do Cras Benjamin Alves de Carvalho, localizado no bairro Coroa do Meio, Jussi Alves.