Saiba como e onde buscar atendimento odontológico em Aracaju

Saúde
26/01/2024 15h04

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza para a população aracajuana o serviço odontológico em três níveis: na atenção primária, especialidades e urgência. Para cada tipo de atendimento, é considerada a avaliação inicial do cirurgião-dentista.

A porta de entrada para o serviço odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS), em Aracaju, é a Unidade de Saúde da Família (USF) que, na capital, soma 45 unidades, contemplando todas as regiões. O coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Reginaldo Batista, explica quais são os encaminhamentos para cada serviço.

“A população pode procurar o serviço odontológico nas unidades de saúde para atendimentos rotineiros, ou seja, profilaxia, aplicação tópica de flúor, instrução de higiene oral, restauração, extração simples, e temos, também, agendas voltadas para o público infantil (crianças de 0-14 anos), gestantes, pacientes com necessidades especiais, idosos e visitas domiciliares. Eles também podem buscar as Unidades de Saúde da Família em casos de urgência odontológica, das 7h às 17h ou das 7h às 19h nas USFs com turnos estendidos”, explica Reginaldo.

Por outro lado, quando o cirurgião-dentista na Unidade de Saúde da Família, a partir da avaliação, identifica que o usuário necessita de um tratamento mais especializado, ele encaminha o usuário para o Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na Rua Carlos Pereira de Melo, 450, bairro Farolândia.

“Para esse atendimento, de posse do encaminhamento cedido pelo cirurgião-dentista, o usuário vai até a recepção da USF e coloca esse agendamento no sistema. Ele vai para uma fila de espera até a liberação acontecer ou ao receber a ligação do CEO para informar a respeito dessa consulta, por isso é sempre importante manter os contatos atualizados”, pontua o coordenador.

No Centro de Especialidades Odontológicas estão concentrados os atendimentos para casos de Periodontia (tratamento da gengiva), Cirurgia Bucomaxilofacial (extrações e outras cirurgias complexas), Biópsias para busca ativa de CA de cavidade oral, Odontopediatria, Endodontia (canal), bem como o atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (autismo, paralisia cerebral etc).

Também é no CEO a oferta da Urgência Odontológica, das 19h às 7h, de segunda a sexta-feira, e aos finais de semana e feriados, durante 24h.

“O que se categoriza como uma urgência odontológica é um trauma dentário, ou seja, a pessoa caiu, bateu ou quebrou um dente e está doendo; o rosto inchou por causa de uma infecção bacteriana de origem dentária; presença de abscessos; dores pós cirurgias dentárias; dor de dente muito forte que não cessa com a medicação, causando prejuízos ao sono, alimentação, ausência no trabalho ou na escola”, informa Reginaldo.