Prefeitura conclui ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência

Saúde
08/02/2024 16h20

Com o objetivo de intensificar as atividades de prevenção e educação, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 8, o encerramento da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência com ação no bairro Santa Maria.

A gravidez na adolescência é um tema trabalhado ao longo do ano e a Semana Nacional foi mais uma intensificação de ações educativas nos primeiros oito dias de fevereiro. A ação desta quinta realizada pela equipe da Unidade da Saúde da Família (USF) Celso Daniel para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, no bairro Santa Maria.

Segundo o gerente da USF Celso Daniel, Matheus Silva, as 45 USFs de Aracaju dispõem de profissionais aptos a receber os adolescentes e trabalhar as formas de prevenção, investindo na educação em saúde e também no planejamento reprodutivo.

“Desde o dia primeiro deste mês intensificamos as ações educativas voltadas para enfatizar a importância da prevenção à gravidez e os fatores de risco relacionados às doenças ligadas à saúde sexual, com palestras informativas quanto ao uso de métodos contraceptivos e preventivos de gravidez, fornecimento de métodos contraceptivos seguros e a divulgação de informação, levando aos estudantes informações que contribuem para a formação integral, por meio de promoção, prevenção e atenção à saúde”, explica o gerente.

De acordo com a assistente social da unidade, Andréia Yung, os adolescentes iniciam a vida sexual mais cedo, e é através de dinâmicas que a prevenção é trabalhada.

“Nas unidades as pessoas têm acesso aos métodos contraceptivos para prevenir a gravidez, bem como os preservativos que previnem das ISTs e HIV/Aids. A educação em saúde é uma das estratégias adotadas na realização das ações nas escolas porque, através delas, conseguimos construir vínculos, promover responsabilização e o autocuidado aos alunos”, ressalta Andréia.

Para o coordenador administrativo da Emef Laonte Gama, Jorge Cabral, é preciso sempre orientar os alunos, por isso, a informação é a melhor forma de prevenção.

“Esta parceria com a SMS é muito importante para orientar e tirar dúvidas, sobre orientação sexual, identidade de gênero, assédio sexual, prevenção à gravidez e a infecções sexualmente transmissíveis, além de reforçar a importância da vacinação contra o papilomavírus humano HPV e da Hepatite B”, reforça Jorge.