Prefeito recebe representantes da Associação Bem Comum para exibição dos resultados do Educaju

Agência Aracaju de Notícias
08/02/2024 19h11

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, na tarde desta quinta-feira, 8, o diretor-presidente da Associação Bem Comum, Veveu Arruda. O encontro teve como finalidade a apresentação dos resultados obtidos pela educação da capital, a partir da consultoria que foi prestada pela instituição ao município, para a concepção e execução do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização, o Educaju. Entre os dados positivos apresentados ao gestor da capital, esteve a elevação do desempenho de Aracaju no que se refere à proficiência leitora dos alunos. Os secretários municipais da Educação e da Fazenda, Ricardo Abreu e Jeferson Passos, respectivamente, e técnicos da associação também participaram da reunião.

"A Associação Bem Comum executou um trabalho muito bem feito junto ao nosso município e a sua parceria foi fundamental para que pudéssemos alcançar os resultados positivos que alcançamos nos últimos dois anos, especialmente em virtude dos efeitos que foram ocasionados pela pandemia na Educação. Foi a partir deste trabalho conjunto,  que nós conseguimos dar o salto de qualidade que nós demos, elevando os nossos índices de aprendizagem, notadamente nos anos iniciais, principal foco do nosso programa de alfabetização. Nos debruçamos nestes dois anos e agora estamos colhendo os frutos. Nós conseguimos, não apenas correr atrás do tempo perdido, como avançar ainda mais. E o apoio da fundação foi fundamental, então, quero agradecer", afirmou Edvaldo.

Na apresentação feita para  o prefeito, o diretor-presidente da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, expôs a avaliação de fluência dos alunos matriculados na rede municipal da Educação, nos anos iniciais. Segundo os dados, Aracaju está entre as cidades acompanhadas pela instituição que apresentaram os maiores avanços entre os anos de 2021 e 2023, saltando de 20% para 53%.

"Este é um grande resultado, um avanço de 33% em relação a 2021, e a Prefeitura é a grande protagonista. É comprovado cientificamente que quando você alfabetiza na idade certa, você contribui para o futuro desta criança. A criança alfabetizada tem 75% de chances de conquistar um emprego formal, segundo estudos, enquanto a não alfabetizada, apenas 45%. Então, quando o gestor investe na educação, está investindo no país, na transformação, na redução das desigualdades. Dentro da sala de aula você tem sonhos. E o que a gente precisa fazer? Que esses alunos enxerguem seus potenciais. A educação é o sujeito transformador da sociedade. Aracaju está de parabéns pelo trabalho realizado", destacou Veveu Arruda.

Educaju

Concebido a partir da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, Associação Bem Comum e Fundação Lemann, o Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização, Educaju, tem como foco auxiliar na alfabetização linguística e matemática das crianças matriculadas na Educação de Aracaju, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O programa tem como base três eixos: material complementar de suporte; ação continuada dos professores a partir da análise de desempenho dos alunos; e o acompanhamento regular do trabalho em sala de aula.

"O Educaju se tornou um verdadeiro patrimônio da população. Os alunos amam o programa e os professores aderiram incondicionalmente. Nos anos de  2022 e 2023, no pós-pandemia, nós colocamos muita força e contundência na ação pedagógica da Educação de Aracaju para fazer a recomposição da aprendizagem e, principalmente, garantir que nossos estudantes pudessem ser alfabetizados na idade correta. Hoje, Aracaju é uma cidade que teve altos índices de crescimento. Quando comparado a outras cidades do Brasil, é a que mais cresceu no processo de alfabetização e temos metas ainda mais ousadas em 2024, de que todas as crianças terminem o ensino fundamental devidamente alfabetizadas para que elas possam ter sucesso nos estudos e na vida", destacou o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

O secretário acrescentou que os resultados obtidos pelo município no último Ideb também são reflexos do trabalho que foi desenvolvido. "Com esse programa, nós aprendemos a fazer a gestão educacional por evidências. Uma das bases desta parceria com a associação é que a gente possa estar, frequentemente, medindo os resultados do nosso trabalho por meio de avaliações diagnósticas e também por meio do acompanhamento dos níveis de aprovação dos estudantes. À medida que nós garantimos que os nossos estudantes sabem ler, que não sejam retidos por insucesso escolar, automaticamente se materializa em um Ideb melhor", completou.

Ricardo reiterou ainda que, com a implantação dos novos mecanismos tecnológicos nas escolas, a perspectiva é de que a educação apresente um salto qualitativo ainda maior ao final de 2024. "E isso se dará por dois fatores: primeiro porque reduziremos o absenteísmo  escolar, as crianças  vão querer estar na escola porque ela passou a ser um ambiente muito mais atrativo. Segundo porque estamos transformando toda a nossa expertise do programa Educaju, antes entregue exclusivamente por meio de materiais físicos, em duas frentes, os livros físicos e digitais, que incluirão links para gamificação. Ou seja, as crianças vão aprender através de jogos interativos que estão vinculados às lições", reiterou.

Diretor do programa "Educar Pra Valer", da Associação Bem Comum, Júlio César Cavalcante explicou como se dá o processo de assessoria para o município. "Realizamos um trabalho com foco na alfabetização das crianças até sete anos de idade. Em cima desse trabalho, nós prestamos assessoria no apoio, formação de professores, coordenadores  escolares, ou seja, damos apoio técnico para que consigam fazer um bom acompanhamento escolar. Também damos suporte para avaliações sistemáticas de aprendizagem, de influência, avaliações objetivas de Português e Matemática, apoio de análise dos dados, entre outros. Mas o nosso trabalho é muito de assessoria. Quem executa, quem pensa, coloca a mão na massa é o município", detalhou.