Recanto da Paz: moradores da comunidade participam de passeio ao Oceanário

Assistência Social e Cidadania
09/02/2024 17h12

Os moradores da comunidade do Recanto da Paz, localizada no bairro Aeroporto, tiveram a oportunidade de participar de uma visita nesta sexta-feira, 9, ao Oceanário de Aracaju. Essa atividade faz parte do Projeto de Trabalho Social (PTS), que desenvolve atividades com os moradores no âmbito das obras estruturantes que a Prefeitura de Aracaju realiza na comunidade.

O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, executado pela empresa Souza Carvalho Projetos Sociais, sob o acompanhamento da Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda.

“Essa atividade tem como objetivo oferecer uma experiência educativa e emocionante, permitindo que a população do Recanto da Paz se conecte intimamente com a vida marinha e compreenda a importância da conservação dos oceanos. Além disso, proporciona a oportunidade única de observar de perto uma grande variedade de espécies marinhas, que talvez eles não tivessem chance de conhecer”,  destaca a assistente social da Souza Carvalho, Savana Dall'Agnol.

Ádila Conceição, 14 anos, revelou que é a sua primeira vez no Projeto Tamar. “Eu nunca tinha vindo aqui antes, minha cabeça imaginava outra coisa, eu acho que esse passeio é uma boa oportunidade para quem não pode vir ou nunca veio aqui, é uma chance para conhecer novos lugares”, afirmou.

“Eu também não tinha vindo aqui ainda, e para mim está sendo uma experiência muito agradável e uma sensação incrível. A gente aprende muito com os lugares novos que a gente conhece, teve outro passeio desses que foi pro Parque da Cidade e eu gostei bastante”, complementa Bárbara Santiago, de 16 anos.

Durante a experiência guiada, os moradores puderam entender como funciona a vida marinha e como preservá-la. Além das crianças, algumas famílias também estiveram presentes. Foi o caso da família de Simone de Jesus Teles, que estava acompanhada do seu marido, Marcos Teles, e dos seus dois filhos, Davi, de 10 anos, Celina Cecília, de 1 ano e 9 meses.

“Meu marido nunca tinha vindo aqui, mas eu já vim outra vez com Davi. Eu acho muito importante esse tipo de passeio, representa o cuidado com a natureza, que é o princípio de tudo. O cuidado, amor, saber quando deve tocar, saber o alimento que deve dar o animal”, pontua Simone. “Eu achei interessante. Tartaruga que eu nunca vi, passei a conhecer agora uma espécie diferente. Muito legal”, complementa Marcos.