Projeto Construindo Valores é retomado com atividades esportivas nas escolas municipais

Juventude e Esporte
19/02/2024 18h23

O projeto Construindo Valores, que leva o ensino de skate, vôlei e basquete para seis escolas da rede municipal de ensino, retornou com as aulas das modalidades nesta segunda-feira, 19, iniciando com a prática de skate na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista João Oliva Alves, localizada no bairro Santa Maria, zona Sul da capital.

Captado pela Prefeitura de Aracaju, numa parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Secretaria Municipal da  Educação (Semed), o projeto é executado graças ao repasse financeiro do Ministério Público do Trabalho (MPT) e leva, desde o ano passado, o ensino das três modalidades para cerca de 400 alunos no período do contraturno escolar.

O secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, falou sobre o retorno do projeto e a expectativa para este ano. “Este foi um dos projetos que a Secretaria captou no ano passado e começou a executar no segundo semestre, aproximando crianças da prática dessas três modalidades, que, sem dúvida alguma, tem contribuído para o desenvolvimento social delas. A continuidade das aulas neste ano reforça o papel da Prefeitura, através da Sejesp e da Semed, de formar cidadãos por meio dessa parceria entre esporte e educação”, relatou o secretário.

Armando Badá é coordenador do projeto desde o início da execução nas escolas municipais e destacou a evolução dos alunos ao longo das aulas. “Foram mais de três meses de projeto e, de lá pra cá, é bem significativa a evolução deles [os alunos], tanto em termo de comportamento, quanto no desenvolvimento da prática esportiva. Muitos alunos nunca tiveram experiência com o skate, hoje já conseguem se locomover e desviar de obstáculos”, disse Badá, que também é instrutor de skate do projeto, em tom de orgulho.

Na Emef Jornalista João Oliva Alves, uma das escolas atendidas pelo Construindo Valores, a professora de Educação Física, Flávia Matos, ressaltou a importância da continuidade das aulas que, segundo ela, auxiliam no processo de consciência corporal e social dos alunos.

“O esporte está contido na educação. Então, numa partida, em um movimento, as crianças acabam por trabalhar o corpo de maneira integral, seja na área cognitiva, psicomotora e também social, pois criam um senso de pertencimento e comprometimento com aquela comunidade de alunos que eles estão inseridos”, pontuou a profissional.

Na Escola, o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado para os alunos do 4º ano. Agora, já no 5º, os estudantes consideram cada aula como uma fonte de aprendizado, como é o caso de Janslaine Bento, de 10 anos. Ela conta que não imaginava conseguir andar de skate um dia, mas que hoje realiza diversas atividades no esporte.

“Quando comecei nas aulas, achava que não iria nem me equilibrar em cima do skate. Mas eu aprendi bastante e agora consigo andar, girar e fazer manobras”, disse a aluna.