CCTECA promove observação da Lua e do planeta Júpiter com telescópios neste sábado, 24

Educação
20/02/2024 17h00

Acontece neste sábado, 24, o primeiro evento astronômico do ano de 2024 na capital. O evento, promovido pela Prefeitura e realizado pela Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), vinculada à Secretaria Municipal da Educação (Semed), ocorrerá no primeiro piso do calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, das 18h às 21h.

A CCTECA também mantém parceria com a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), que se une na realização do evento, tendo como objetivo a observação da Lua e do Planeta Júpiter por meio de telescópios. A ação também contará com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

Coordenador da CCTECA, o professor Augusto Almeida explica que a escolha do Calçadão da Praia da Formosa se deve à excelente visão que a região proporciona e detalha todos os fenômenos que serão observados no dia.

“Após o pôr do sol, olhando entre a direção oeste-noroeste já poderemos ver, a olho nu, o planeta Júpiter, com um brilho moderado, elevado 47º do nosso horizonte, na constelação de Áries. Em seguida, por volta das 18h10, a lua cheia, que estará 100% iluminada, nascerá no horizonte, na direção leste da Barra dos Coqueiros. Como o horizonte na Barra apresenta vegetação, vamos aguardar uma maior elevação da Lua, para iniciar a sua observação. Neste dia, a Lua estará a uma distância de 405.084 Km da Terra e na direção da Constelação de Virgem”, informa.

O coordenador destaca que, no dia da observação, quatro a cinco telescópios estarão disponíveis ao público presente, além de uma TV LED, com transmissão de informações e simulações sobre a Lua e o planeta Júpiter.

Como uma forma de incentivo à participação, Augusto Almeida reforça que, embora a lua cheia seja relativamente frequente, dificilmente é possível perceber os detalhes da sua superfície a olho nu.
 
“É somente através de telescópios que podemos ver esses detalhes e experimentar toda a sua beleza. E é disso que decorre a grande atração do público, que pode observá-la, tirar dúvidas e ter acesso a explicações corretas sobre os fenômenos astronômicos”, detalha.