Combate à dengue: Prefeitura realiza coleta de itens inservíveis em escolas municipais de Aracaju

Educação
21/02/2024 17h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando a coleta de inservíveis nas 79 escolas da rede municipal. Além de ser uma iniciativa corriqueira, esta ação, que foi iniciada nesta quarta-feira, 21, visa promover o combate de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti - inseto transmissor da dengue, zika e chikungunya -, no ambiente escolar. O recolhimento foi iniciado pelas unidades de ensino em que há mais quantidade de itens que não mais são utilizados.

Carteiras, armários e outros objetos inutilizados estão sendo retirados das escolas para evitar que focos dos mosquitos se instalem. Sendo o calor um dos principais fatores que favorecem a proliferação do mosquito, a Educação de Aracaju decidiu fazer esta limpeza de forma imediata, evitando que os integrantes da comunidade escolar sejam contaminados.

"Estamos começando por quinze escolas que já estavam cadastradas para a retirada dos materiais e, em seguida, realizaremos a coleta por ordem de prioridade", explica o gestor da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) da Semed, Francisco Lopes. "A escola informa o quantitativo e os materiais, o pessoal do almoxarifado vai lá coletar e leva para uma central da Prefeitura, sendo, posteriormente, leiloados", acrescenta.

Francisco ressalta ainda que, as ações de recolhimento constante de materiais inservíveis nas unidades de ensino da rede, visam promover, além de um ambiente limpo, mais bem-estar, conforto e segurança para alunos, funcionários e toda a comunidade escolar, contribuindo para a execução das funções escolares, do ensino e da aprendizagem, com a qualidade esperada para a população da capital.

"Nós, enquanto Secretaria da Educação, precisamos, também, ser exemplos para os alunos. Ensinando que não devem deixar nada acumulado no ambiente, evitando proliferação de doenças. Além disso, estamos cuidando do ambiente escolar, melhorando os espaços das escolas para que eles possam realizar suas atividades diariamente com tranquilidade. Pedimos a todos que deem uma olhada nas suas casas e no ambiente de trabalho, para combater a contaminação da doença", pontua o gestor.

Localizada no bairro Santos Dumont, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado foi a primeira unidade de ensino a receber, nesta quarta, 21, a equipe para a coleta de inservíveis.

"Quero agradecer a todos pela iniciativa. O acúmulo desses materiais, realmente, pode causar um ambiente mais propício para a dengue, além de outros problemas, riscos à saúde, e isso estava sendo uma preocupação nossa, da gestão escolar. Estamos com reunião de pais marcada para a próxima semana e o combate à dengue é um dos temas que iremos abordar, para que todos nós, juntos, possamos evitar que esse mal causado pelo mosquito fique ainda maior", destaca a diretora Hidébora Carvalho.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizada no bairro Centro, também foi uma das unidades a receber a equipe. Presente na retirada, o coordenador pedagógico Alessandro Félix reforça que a remoção dos bens inservíveis já é uma ação realizada pela Semed, mas que o serviço do momento é ainda mais necessário, já que visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Dessa vez, não só pensando no bem-estar, saúde e estrutura da nossa escola, há, também, a preocupação com a proliferação da dengue, que já está em alerta muito grande em todo o país. Nossa escola agradece essa parceria com a Semed, que vem buscar os inservíveis na unidade por meio de uma responsabilidade e respeito às vigências sanitárias, para que a gente não faça isso de qualquer maneira, trabalhando, assim, de forma eficaz, com todos juntos contra a dengue”, afirma.