Prefeitura debate o desenvolvimento do turismo em road show da Sudene em Aracaju

Indústria, Comércio e Turismo
21/02/2024 19h00

Na tarde desta quarta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) participou do road show “Oportunidades para o setor produtivo sergipano”, realizado por executivos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que teve como objetivo a apresentação das oportunidades de benefícios fiscais e financiamentos subsidiados pela autarquia federal visando promover o desenvolvimento e incrementar a economia sergipana, além de estreitar as relações do órgão federal com a gestão municipal, o Governo de Sergipe e empresários locais.

O evento, que contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e do vice-governador Zezinho Sobral, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-Se), a partir de uma reunião do secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, em Recife (PE), com toda a diretoria da Sudene, que aconteceu no último dia 25, quando foram discutidos investimentos para o setor turístico em Aracaju e fortalecimento do desenvolvimento regional através de parcerias com o órgão federal.

“Hoje foi um dia importante para Aracaju e Sergipe. A Sudene abriu suas portas para os vários setores produtivos sergipanos, como o turismo, e isso representa progresso, geração de emprego, renda, mais negócios fomentando nossa economia, mais empregos para a nossa gente e mais conexão da nossa gestão com este importante órgão de financiamento para produção, que é a Sudene”, enaltece o secretário Jorge Fraga.

Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a capital sergipana tem enorme potencial para a atração de grandes investimentos para o setor do turismo. “Estivemos aqui em dezembro do ano passado participando do Encontro Nacional de Turismo, realizado pela Prefeitura de Aracaju, e estamos muito felizes em retornar para reconectar a Sudene com um estado tão importante para o desenvolvimento regional. Nós temos instrumentos que são disponibilizados através de recursos para financiamento ou incentivos fiscais para todos os setores da economia, como o setor petroquímico, de alimentos e de turismo. Aracaju e Sergipe têm muitas vocações econômicas. Se tiver um incentivo maior, pode produzir mais renda, riqueza e oportunidade para as pessoas”, ressalta o executivo.

O diretor de Gestão de Fundos e Incentivos Fiscais da Sudene, Heitor Freire, destacou que o secretário Jorge Fraga tem sido um grande defensor do turismo nordestino, sergipano e de Aracaju. “Ele esteve na sede da Sudene em janeiro e, a partir desse encontro, alinhamos com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Aracaju esse importante road show, que contou com a presença do vice-governador, Zezinho Sobral, do prefeito Edvaldo Nogueira e todo setor produtivo sergipano”, afirmou.

A presença da Sudene nos municípios para oferecer linhas de desenvolvimento para o turismo local representa “a razão de ser da Sudene”, ressalta o diretor de Administração do órgão, José Lindoso. “O nome da própria Sudene já diz que é um órgão de desenvolvimento de todo o Nordeste. Nós temos esse compromisso e viemos aqui exatamente para oferecer os recursos que a Sudene tem para gerar desenvolvimento”, reforça.