Prefeitura fortalece turismo com promoção do destino, eventos e manutenção de atrativos

Agência Aracaju de Notícias
22/02/2024 12h02

Após um dos períodos mais difíceis da história da indústria turística em todo o mundo, por conta da pandemia da covid-19 e a impossibilidade derivada da crise de viajar, ou mesmo frequentar espaços compartilhados, o setor vem se reestruturando e voltando a registrar crescimento. Para conseguir se estabelecer nesse contexto é imprescindível um planejamento de qualidade, algo que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), com auxílio de outros órgãos, tem feito, nos últimos anos, envolvendo a promoção da capital como destino, a adoção de um calendário de eventos e a manutenção infraestrutural dos atrativos.

O cuidado e planejamento já conquistaram vitórias para o turismo na capital, como comprovam os dados da Aena Brasil, empresa responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, que registra aumento do tráfego de passageiros nos últimos anos. Para se ter uma ideia, o acumulado em 2023, entre janeiro e dezembro, foi um fluxo de 1.175.823 passageiros na unidade, número 22,3% maior em relação a 2022 que, por sua vez, já havia sido 19,9% superior a 2021, usando os mesmos critérios. Essas informações apontam um panorama de recuperação inegável do setor na capital, uma vez que o registro de operações atual já é superior ao registrado em 2020, por exemplo, pré-crise sanitária, quando o número foi de aproximadamente 1.125 milhões de passageiros.

Um passo fundamental para atrair as pessoas que voltam a se sentirem seguras para viajar, de modo a competir com outras cidades com potencial turístico, é publicizar as qualidades de Aracaju a nível nacional. Para tanto, a administração municipal firmou termo de parceria com  a Associação Brasileira de Indústria de Hoteis em Sergipe, a ABIH, com aporte de R$ 1,5 milhão ao longo de 2023, para a divulgação do município, por meio de ações como roadshows, captação de eventos, famtour, parcerias  de qualificação com operadoras de turismo.

Essas atividades ocorreram em diferentes regiões do país, a exemplo do próprio Nordeste, em cidades como Salvador/BA, Feira de Santana/BA, Recife/PE, Maceió/AL e Arapiraca/AL; no Sudeste, em locais como Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Campinas/SP e Ribeirão Preto/SP; no Centro Oeste, em municípios como Brasília/DF e Goiânia/GO; e também no Sul, tanto em Curitiba/PR quanto em Gramado/RS, por exemplo. A ideia é sempre apresentar a identidade cultural local, as belezas geográficas e a qualidade da infraestrutura disponível.

“A parceria com a ABIH tem produzido efeitos positivos para nossa cidade, pois além do aumento na venda de pacotes turísticos para Aracaju, provocando o crescimento no fluxo de turistas em nossa cidade, a imagem do destino também é impactada positivamente com a promoção espontânea que esses turistas fazem quando chegam aos seus locais de origem. Eles contam as experiências positivas que tiveram em Aracaju e isso gera um efeito multiplicador na busca pelo destino. No ano passado capacitamos com a ABIH mais de 1.800 profissionais do turismo em todas as regiões do país e para 2024 montamos uma estratégia de programação, que começa nas cidades de Sorocaba e São José dos Campos, em São Paulo. Nossa meta é fortalecer ainda mais a imagem do destino Aracaju e assim conquistar mais fatias do mercado nacional”, afirma o secretário do Turismo Jorge Fraga.  

A atração e a realização de grandes eventos também é um dos aspectos importantes para colocar a capital em posição de destaque enquanto opção e para assegurar regularidade na atração de visitantes. Ao longo do ano passado, o poder público promoveu exatamente isso, basta relembrar projetos como o Réveillon,  Projeto Verão,  Forró Caju, Festival do Caranguejo, a Corrida Cidade de Aracaju, além do Natal Iluminado, em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e outros grupos empresariais.  

Além disso, a gestão conseguiu trazer para Aracaju e assegurou apoio logístico a eventos como o Expo Verão 2023, 9° Rally dos Mares, 3ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart, 27ª edição do Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia, 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe, a Semana da Sergipanidade, entre outros.

A busca por interlocução com o trade, assim como a necessidade de continuar projetando o município ensejou a realização do 1º Encontro Nacional de Turismo em Aracaju, no final de novembro, evento que contou com a presença de renomados especialistas, gestores públicos das esferas federal, estaduais e municipais, bem como líderes empresariais, acadêmicos e trabalhadores.

O trabalho de divulgação, no entanto, precisa encontrar respaldo concreto no que é oferecido via marketing, para garantir uma boa experiência e possibilidade de retorno dos visitantes. Assim, a Prefeitura também realiza um trabalho de manutenção e aprimoramento dos atrativos turísticos.

Além da qualificada limpeza da cidade, um trabalho sempre elogiado pelos visitantes, a administração tem buscado revitalizar e criar novos equipamentos de lazer, como a nova quadra de beach tennis localizada nas proximidades dos Arcos, disponibilizada em agosto de 2023 e a nova passarela da praia do Havaizinho, entregue em setembro do ano passado e que conta com uma roupagem moderna e ambientalmente adequada, o que inclui pavimentação em concreto, guarda-corpo em madeira de eucalipto e chuveirão.

Na mesma linha, a Prefeitura toca agora um projeto robusto, em um investimento de aproximadamente R$25 milhões, para a reurbanização interna de um dos principais cartões-postais de Aracaju, o Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. A obra está em andamento e prevê a construção de pistas de corrida e ciclismo, espaço pet, quiosques, academia para a terceira idade, jardim sensorial, playground, área esportiva, entre outros atrativos.

Esse fortalecimento do turismo em Aracaju é fundamental por proporcionar benefícios tangíveis, tais quais a geração de emprego e renda, assim como o consequente aumento da arrecadação de impostos; e também intangíveis, como propagar a cultura e identidade local, mostrando a singularidade de Aracaju diante de destinos consolidados em todo o país.