Projeto Verão 2024: Emsurb e Care se reúnem para definir logística de trabalho na Orla da Atalaia

Serviços Urbanos
28/02/2024 16h10

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) firmaram uma nova parceria que busca fomentar e favorecer à logística envolvendo catadores de materiais recicláveis durante o Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe. O evento, que acontece de 1° a 3 de março será mais uma oportunidade de gerar emprego e renda para os aracajuanos.

Os últimos ajustes para execução do projeto foram discutidos durante uma visita técnica realizada na manhã desta quarta-feira, 28, na Orla da Atalaia, local onde será instalado o posto de recebimento dos materiais.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, lembra que a parceria entre as instituições começou no Forró Caju e, desde então, tem ganhado força. "É a nossa terceira parceria que visa ajudar catadores e catadoras que poderão garantir um dinheiro imediato com a venda de latinhas, plástico e papelão, a um preço mais justo tratando diretamente com a cooperativa que recebe estes materiais. A ideia começou durante a realização do 'Forró Caju Recicla', que foi o projeto piloto deste trabalho. Tudo deu muito certo e já tivemos a parceria no Pré-Caju e agora vamos trabalhar no Projeto Verão. Além disso, vale lembrar que esse trabalho ajuda inclusive na limpeza, tendo em vista que esses trabalhadores diminuem a quantidade de lixo deixado no espaço”, destaca.

Diretor de Operações da Emsurb, Vinícius Almeida afirma que, para tudo ocorrer da melhor forma, será fornecido apoio logístico nessa ação. "A Emsurb vai acompanhar todo o trabalho, tanto no momento da venda do produto ou de algo que possa ser coletado. Essa parceria visa levar oportunidades iguais e possibilidades para que esses trabalhadores conseguiam vender de forma imediata seus resíduos. Iremos dar todo apoio logístico e de fiscalização", reforçou.

Darcio Ferreira, presidente da Care, reforça a importância do apoio dado pelo município, por intermédio da Emsurb, para tornar o projeto viável. "Estamos juntos em mais um evento e vai muito além do dinheiro extra. O objetivo principal é encurtar a distância entre cooperativa e catador e proporcionar uma condição melhor para esse trabalhador. A gente quer tirar esse profissional da vulnerabilidade através do nosso projeto "Mãos pro Futuro" em parceria com a ABIHPEC [Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos]”, comenta.

Segundo o assessor de engenharia e controle, Allan Macedo, no encontro ficou estabelecido, com base em alguns critérios, o local em que o contêiner deve ficar. “O que pesou para escolha foi pensando na localização para a estrutura, visando pontos de luz, segurança e acessos para participantes e catadores.  Nosso papel é viabilizar o melhor local e assim ajudar a Care nesse trabalho”, disse.