Prefeito Edvaldo anuncia programação comemorativa aos 169 anos de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
06/03/2024 14h02

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou a programação comemorativa ao aniversário de 169 anos da capital sergipana, nesta quarta-feira, 6. Em coletiva de imprensa, o gestor divulgou o cronograma extenso de atividades que marcará a celebração pela transparência da capital de São Cristóvão para Aracaju e que incluirá shows musicais, eventos esportivos, religiosos, culturais além de ordens de serviço e inaugurações. Um dos anúncios mais aguardados, as atrações musicais que se apresentarão no dia 17 de março, serão o músico sergipano João Ventura, a cantora carioca Iza e o pagodeiro Belo. Durante o mês de março, Edvaldo autorizará o início da construção do canal e avenida da Zona de Expansão, a principal obra do programa "Aracaju Cidade do Futuro".

"O aniversário da cidade é sempre um momento muito importante para comemorarmos. Aracaju é uma das cidades mais organizadas do Brasil, que transpira felicidade, que tem um povo maravilhoso, e que se tornou a locomotiva de desenvolvimento do estado. Foi pelas mãos de um povo trabalhador e acolhedor que a nossa cidade se tornou o que ela é. Hoje, podemos dizer que moramos em uma das cidades mais bonitas do Brasil e tenho muita felicidade de, como gestor da capital, contribuir para que ela seja uma cidade limpa, organizada, com serviços eficazes para a comunidade. Claro que temos desafios, mas nesses últimos oito anos demos um grande salto. Então, temos muito a comemorar e, por isso, faremos uma festa linda, como a nossa cidade merece", destacou o prefeito.

Edvaldo também anunciou uma das novidades em relação à Corrida Cidade de Aracaju, que faz parte da programação alusiva ao aniversário da cidade. "Nesta edição da corrida, nós fizemos uma mudança do local de chegada. Desta vez, será na praça Fausto Cardoso, para que possamos receber todos os atletas com o conforto que merecem. Essa mudança vai nos ajudar a melhorar a logística do evento", completou.

Programação

A programação das festividades do aniversário de 169 anos de Aracaju terá início no dia 8 de março, com ações alusivas ao Dia da Mulher. Às 8h, será realizado um café da manhã para as mulheres na Secretaria da Educação. Também no mesmo horário acontecerão ações de conscientização através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM) nos centros de referência da assistência social da cidade. Às 10h, a comemoração será no Centro Administrativo da Prefeitura.

No dia 10 de março, a partir das 7h, será realizado o Passeio Ciclístico da Cidade, com concentração na Colina do Santo Antônio, e largada às 8h em direção ao Parque da Sementeira. No dia 11 de março, haverá uma importante ação de incentivo nas Unidades Básicas de Saúde. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Saúde e a Funcaju, vai disponibilizar livros nas salas de espera das unidades de saúde. A ação começará pela UBS José Machado de Souza e se estenderá por todas as demais unidades.

No dia 15 de março acontecerá a entrega de mais de duas mil escrituras das unidades habitacionais para os moradores do bairro 17 de Março. No período de 15 a 17, mais uma ação esportiva, desta vez uma iniciativa da Federação Sergipana de Paraquedismo em parceria com a Clube Escola de Paraquedismo Skydive Carcará e a Sejesp. Nos três dias de evento, entre as 7h e as 18h, diversas atividades relacionadas ao esporte ocorrerão no Kite Beach Club. O evento é voltado a atletas e também a quem admira e deseja conhecer mais do esporte, inclusive com a possibilidade de realizar saltos.
 
Mais cultura e esporte

A programação terá continuidade no dia 16 de março, quando acontecerá o tradicional evento evangélico em comemoração ao aniversário de Aracaju, com a apresentação de cinco atrações musicais que ainda serão anunciadas.

No dia 17 de março, quando se comemora o aniversário de Aracaju, às 8h, acontecerá a missa em celebração aos 169 anos da transferência da capital, na Colina do Santo Antônio. A partir das 9h30 será a vez do ato em homenagem ao fundador da cidade, na Praça do Mini Golf, no obelisco que leva o seu nome. Na ocasião, haverá a aposição de flores no monumento em homenagem a Inácio Barbosa.

Além disso, neste dia, será realizado um campeonato de motocross, no bairro  17 de Março, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Federação Sergipana de Motocross. Mais de 100 atletas deverão participar das provas.

À noite, acontecerão os shows artísticos na praça de eventos Hilton Lopes, nos mercados centrais. As apresentações terão início às 20h, com o cantor João Ventura. Às 21h30, se apresenta a cantora Iza e às 23h sobe ao palco o cantor Belo.

Já no dia 23 de março acontecerá a 39ª Corrida Cidade de Aracaju, a maior edição já realizada, com 9 mil inscritos nas três modalidades: 5 km, 10 km e 24 km. O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, destacou a relevância dos eventos esportivos.

"Esse aniversário de Aracaju será muito comemorado, com o esporte presente, com a maior corrida da história e, também, com o tradicional passeio ciclístico, com o paraquedismo, motocross. Desta vez, a chegada da corrida foi mudada para a praça Fausto Cardoso. Foi feito um estudo técnico pela SMTT com os organizadores e, por conta da aglomeração de pessoas no local anterior, que era a praça do Mini-Golfe, optamos pela mudança, que dará mais amplitude ao evento e mais acesso aos corredores e às pessoas que querem assistir", explicou.

O presidente da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, destacou que "a exemplo do Projeto Verão, que se expandiu para além daqueles espetáculos, na praia, a programação do aniversário de Aracaju seguirá o mesmo modelo". "É também uma programação vasta que envolve outras secretarias, com uma série de atividades. Aracaju é uma cidade belíssima, adorada pelos aracajuanos, sergipanos e por quem a visita. Então, a gente tem que comemorar isso em grande estilo e celebrar o fato de vivermos nesta cidade maravilhosa", disse.

Mais ações

A programação do aniversário de Aracaju também será marcada por ordens de serviço,  inaugurações de obras, entre outras atividades. No dia 25 de março será realizada a assinatura do decreto de criação da unidade de Conservação Ecológica do Lamarão, área que tem como objetivo proteger e auxiliar a manutenção da fauna e flora local, representados pelo mangue e fauna da localidade, os quais são de relevância regional e local, regularizando o uso sustentável dos recursos naturais.
 
No dia 2 de abril acontecerá a entrega da Medalha de Ordem do Mérito Serigy, a mais alta condecoração de Aracaju, concedida a pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao município e aos aracajuanos.

Ao longo do mês, também serão autorizadas diversas obras, entre elas,  a infraestrutura do canal de macrodrenagem da Zona de Expansão e construção de avenida; a infraestrutura o Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo e dos loteamentos Luciana e Novo Horizonte; a duplicação da ponte Godofredo Diniz; a construção da Via Litorânea; além da revitalização das praças CEU, no bairro 17 de Março, Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, da Juventude, no Augusto Franco, e a  construção de uma nova escola no bairro 17 de Março.
 
Além, serão inauguradas as seguintes obras: nova praça no loteamento Aruana; revitalização de praça no bairro Lamarão; a praça Antônio Newton Menezes, no bairro Jabotiana, a revitalização do Calçadão da avenida Ivo do Prado; a nova praça do bairro Japãozinho; a revitalização das escolas municipais de Ensino Fundamental Florentino Menezes, e da Educação Infantil Júlio Prado Vasconcelo; e o novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do bairro Jabotiana.