Aracaju 169 anos: comunidade está prestes a ganhar novo prédio da Emei Júlio Prado Vasconcelos

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2024 10h27

Dentro da programação de obras que a Prefeitura de Aracaju está prestes a entregar neste mês de março - de aniversário da cidade - uma delas é a nova sede da Escola Municipal da Educação Infantil (Emei) Júlio Prado Vasconcelos, que irá beneficiar moradores do bairro São Conrado. A nova unidade escolar está sendo totalmente reconstruída, visando proporcionar uma estrutura mais adequada e segura para a comunidade escolar. Enquanto as obras seguem em ritmo acelerado, os alunos estão temporariamente estudando no prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur Bispo do Rosário, no mesmo bairro.

A diretora Goretti Barros já se mostra ansiosa para retornar aos trabalhos na nova sede, o que para ela, irá proporcionar melhores condições para os alunos, professores e equipe diretiva. Ela conta que, com o novo prédio, será possível ampliar de cerca de 130 para 500 alunos. “Vão ser muitas 15 salas de aula. A comunidade está muito satisfeita porque as salas são amplas, com ar condicionado, banheiros para as crianças de creche, sala de recursos, brinquedotecas. Então é tudo de bom para aquela comunidade escolar. Estamos felizes e ansiosos para receber esse novo prédio, que vai dar esse suporte a toda a comunidade e aos bairros adjacentes”, diz.

Quem também está contando os dias é a coordenadora pedagógica Ildete Grazielle. “Nós estamos aguardando com muita expectativa a chegada do novo prédio, pois vamos conseguir atender mais crianças e com mais comodidade. Vai ser um prédio mais propício para receber essas crianças, pois lá as salas serão amplas, vai ter espaço para brinquedoteca, sala de leitura, para a gente fazer um trabalho melhor e mais complexo e realmente desenvolver essas crianças da forma como elas precisam”, afirma.

A professora Edina Getúlia Barreto Bueno Silva acredita que a nova sede vai ser benéfica para toda a comunidade escolar. “Por enquanto estamos aqui em um ambiente adaptado. Então, para as crianças, para nós, para a família, a comunidade tem essa expectativa também. E a gente vai ter o nosso espaço realmente voltado para a educação infantil, com tudo que nós e as crianças temos direito. Vai ser um espaço com tudo novo em folha. Estou sabendo que vai ter ar-condicionado, que as crianças vão ter o seu espaço para a recreação, haverá também uma sala para atender as crianças com necessidades especiais. Então, todas as expectativas estão sendo voltadas para esse novo prédio”, declarou.

Reconstrução


O prédio da Emei Júlio Prado Vasconcelos foi demolido e está sendo totalmente reconstruído em conformidade com o Planejamento Estratégico da atual gestão municipal. A futura estrutura da escola terá dois pavimentos, em uma área total de 1,8 mil m², e contará com 13 salas de aula, berçário, cozinha, lactário, sala de coordenação pedagógica, refeitório, brinquedoteca, sala de leitura, sala de recursos, solário, depósitos, área livre, sala de espera e secretaria. Com essa ampliação, será possível atender a uma maior demanda da comunidade.