Prefeito Edvaldo autoriza reurbanização da praça Mariana Moura, no 17 de Março

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2024 21h13

Os moradores do bairro 17 de Março tiveram, mais uma vez, motivos para celebrar, na noite desta quarta-feira, 19. Isso porque o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço para que sejam iniciadas as obras de reurbanização do prédio e da praça Mariana Martins Moura Sousa. Com investimento superior a R$ 2,5 milhões, a recuperação do equipamento integra o trabalho de valorização e expansão de espaços de convivência da cidade, adotados pela Prefeitura de Aracaju, com a finalidade de assegurar à população opções adequadas de lazer gratuito.

“Estar aqui hoje, para anunciar essa ordem de serviço, é uma felicidade dupla: estar no 17 de Março, bairro que foi planejado e construído sob minhas gestões, e saber que a reforma se trata da praça Mariana Martins Moura Sousa, a primeira praça do bairro, que já reuniu milhares de moradores e que faz parte da história de vida de muita gente do 17 de Março. Hoje é dia de comemorar, com mais essa obra que anunciamos no bairro e que vai beneficiar diretamente a população”, destaca o prefeito.

Edvaldo reiterou a importância da realização de obras e reformas desses espaços de lazer, uma vez que “na praça é o local onde as pessoas se encontram, convivem, começam relacionamentos, onde fazem ginástica e outra série de atividades”. O gestor também fez questão de lembrar a importância da comunidade preservar o local: “É muito importante que a comunidade trabalhe para manter esse local, para não deixar quebrar e se deteriorar. Precisamos conservar nossos bens públicos, pois eles são construídos com recursos de impostos que retornam em benefícios para o povo“.

Inaugurada em outubro de 2016, a praça se consolidou como um dos primeiros polos de incentivo a atividades lúdicas e esportivas na região, proporcionando, àquela comunidade, acesso a quadras poliesportivas e uma pista de skate. Ao longo desse tempo, o local sofreu elevado desgaste provocado pela ação humana e pelo tempo, o que demanda os serviços de reparo por parte da gestão municipal, como explica o secretário municipal da Infraestrutura (Seminfra) e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.

“Neste mês do aniversário da cidade, o prefeito selecionou uma série de obras impactantes e há muito tempo desejadas, a exemplo da Mariana Martins Moura Sousa. Aqui faremos uma recuperação total, pois o local foi inaugurado há algum tempo dentro do conceito de Praça da Juventude, do Governo Federal.  Aqui não se trata apenas do uso da praça como equipamento urbano, mas também dos serviços que temos no mesmo local, como Cras, auditório, cinema. Essa praça é o maior ponto de encontro do 17 de Março”, explica

Para a revitalização do prédio e da praça Mariana Martins Moura Sousa, a Prefeitura investe um valor total de R$ 2.587.285,85 que serão aplicados nos seguintes serviços de reparo: reforma de passeios em concreto e blocos de concreto intertravado; substituição de mesas e bancos de concreto; recuperação do parque infantil, contendo gangorra, duas escorregadeiras, escadas de cilindros e amarelinha; revitalização dos equipamentos de ginástica ao ar-livre; recuperação da quadra de areia; recuperação da pista de skate; reforma da quadra poliesportiva coberta; paisagismo, com o plantio de grama esmeralda e plantas ornamentais; e acessibilidade.

A presidente do Instituto Mariana Moura, Adelaide Moura, esteve presente no ato. A instituição realiza ações junto à comunidade local e, por reconhecer de perto a realidade, ela agradeceu o apoio dos moradores à sua iniciativa e ao prefeito pela iniciativa de reformar a praça onde o instituto atua.

“Pouca coisas me fazem sair do eixo e hoje a emoção me fez isso de uma forma extremamente positiva, porque tudo que se refere a Mariana me liga de uma forma sobrenatural ao CEU. Essa reforma não é por acaso, assim como Mariana não foi e todos que fazem o Instituto Mariana sabem disso. Agradeço pelo apoio e a certeza de que aqui o respeito humano, a solidariedade e o amor é presente. Agradeço a todos presentes e ao prefeito, por essa linda atitude”, pontua.

O projeto contemplará não só a praça, mas também a reforma do prédio anexo à praça, a partir de reparos nas instalações elétricas (com construção de uma subestação), hidráulicas, sanitárias e no sistema de combate a incêndio.

Moradora do bairro 17 de Março, Edna Maria Melo diz que já está na expectativa para praticar atividade física nos novos equipamentos que serão instalados no local.

“Aqui já está precisando dessa reforma há muito tempo, e agora vai beneficiar a população. A praça para as crianças brincarem, a academia para os idosos se exercitarem, e eu sou um deles. Estou há uns dias sem fazer minhas atividades, mas agora com a praça nova com certeza estarei aqui sempre. Tem outras obras sendo realizada aqui, o prefeito tem sido um gestor exemplar”, considera.

Estruturação do 17 de Março
A obra de revitalização do prédio e da praça do CEU Mariana Martins Moura Sousa se integra às outras obras de lazer e de infraestrutura que a Prefeitura de Aracaju tem realizado no bairro 17 de Março nos últimos anos. No local, já foram entregues oito praças de lazer, fruto do “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro” no qual foram investidos recursos provenientes de um financiamento firmado entre a gestão municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Além disso, o bairro passou por uma série de transformações estruturais e hoje conta com rede de drenagem e de saneamento, Unidade de Saúde da Família (USF), um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e uma Casa Lar, um complexo materno-infantil – Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), além da construção do Residencial Irmã Dulce dos Pobres, que beneficiará a comunidade da antiga Ocupação das Mangabeiras com 1.320 residências, e da criação da Reserva Extrativista das Mangabeiras, entre outras obras.