Com as escrituras em mãos, moradores do 17 de Março realizam sonho da casa própria

Agência Aracaju de Notícias
26/03/2024 09h30

“É uma emoção muito grande, meu coração está acelerado”. Foi com essas palavras que a dona de casa Sandra Dias dos Santos resumiu o sentimento de receber a escritura da sua casa pelas mãos do prefeito Edvaldo Nogueira. O gestor municipal entregou, no dia 21 deste mês, as escrituras de 1.855 residências do bairro 17 de Março, em ato solene que fez parte da programação de aniversário da cidade, pelos seus 169 anos de fundação. O momento foi marcado de muita emoção e esperança entre os moradores e moradoras da comunidade, que há anos esperavam por esta documentação. “O prefeito prometeu e hoje está entregando a escritura das nossas casas. Eu agradeço muito a Deus por isso”, disse Sandra.

A documentação foi entregue, prioritariamente, às mulheres, uma promessa do prefeito Edvaldo Nogueira para que as casas fiquem registradas no nome delas. Uma das beneficiadas foi a dona de casa Daniele da Silva Rocha, de 32 anos. “São onze anos esperando por isso, e agora recebemos a nossa escritura. É um sonho realizado, porque é a valorização do nosso lar, e tenho uma imensa gratidão pela Prefeitura de Aracaju. Essa escritura representa história, representa luta, e mostra a importância de valorizar a nossa comunidade”, declarou.

A autônoma Rejane Vieira, 49 anos, não conteve a alegria durante o evento de entrega. “Foram onze anos esperando receber essa escritura e agora estou muito contente, porque estou com a minha em mãos. Ela é mais uma garantia que a gente tem. É mais uma prova de que aquela casa é nossa”, afirmou.

A alegria foi compartilhada com Isaltina Romão Silva, de 51 anos, mais uma moradora do 17 de Março contemplada pela promessa do prefeito Edvaldo Nogueira. “Para mim isso é muito importante, porque quando a gente mora sem uma escritura, fica aquele medo de perder a casa. Mas, graças a Deus e ao prefeito, ele está nos dando esse privilégio de receber a nossa documentação. É uma satisfação sair com tudo certinho daqui. Ele está cumprindo com o que prometeu, e nós estamos todos felizes por sair daqui com tudo regularizado”, disse.

O ajudante de pedreiro José Aribaldo Santos, 56 anos, mora sozinho e também foi beneficiado com a documentação da sua residência. “Isso é muito bom para todos nós. Ter a escritura é uma prova de que a gente é o dono da casa”, comemorou.

17 de Março

O bairro 17 de Março foi criado através da Lei nº 4.024 e possui sua área desmembrada do bairro Santa Maria. O terreno foi cedido pela União, através da Portaria nº 347, de 21 de dezembro de 2004, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O objetivo foi estabelecer a promoção de habitação de interesse social que, a partir da construção de 2.335 residências, entre casas e apartamentos, destinadas a comunidades que viviam em ocupações dispersas pela cidade.

No local, foi executada a urbanização, com realização de terraplanagem, rede de drenagem pluvial, rede de esgotamento sanitário, de água potável e de abastecimento de energia elétrica, pavimentação asfáltica, passeios e acessibilidade.