Prefeitura dá continuidade à vacinação nas escolas e já aplicou quase 3 mil doses este ano

Saúde
25/03/2024 15h00

A vacinação nas escolas é uma das principais estratégias da Prefeitura de Aracaju para ampliar a cobertura vacinal na capital, e segue a todo vapor, com 2.932 doses aplicadas em crianças, adolescentes e toda comunidade escolar. Realizada em parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), a ação atende às unidades escolares das redes municipal, estadual e particular.

Nesta segunda-feira, 25, a equipe da SMS realizou a ação no Colégio Hoje, no bairro Ponto Novo. Nesta terça-feira, 26, será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macêdo, no Bairro Industrial, e do Colégio Dinâmico, no bairro Salgado Filho. Na quarta-feira, 27, a ação acontece na Emef Oscar Nascimento, no bairro Santo Antônio, e no Colégio Michelangelo, no bairro Jabotiana.

A referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, ressalta que o objetivo da continuidade da ação é seguir avançando nos índices da cobertura vacinal. “A imunização nas escolas se soma às demais mobilizações da gestão municipal para disponibilizar pontos acessíveis para que a população possa se vacinar. Além das escolas, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, nas 45 Unidades de Saúde da Família [UFSs] e, somente aos sábados, das 13h às 18h, nos três shoppings da capital [Riomar, Jardins e Aracaju Parque Shopping]”, destaca Aline.

Vacinas e documentos

São ofertadas nas escolas as vacinas de rotina, a exemplo de febre amarela, HPV, varicela, meningite, covid-19 e também as vacinas de campanha contra a influenza.  
“Para receber os imunizantes, pais e responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, além do cartão de vacina e documento da criança. Já para os adultos da comunidade escolar, basta apresentar o cartão de vacina e documento de identificação com foto. No dia da ação, a equipe de saúde consulta no sistema quais vacinas estão pendentes, a fim de atualizar a imunização daquela criança ou adolescente, e também dos profissionais da comunidade escolar”, ressalta a referência técnica.

Cadastro aberto para vacinação


O cadastro de vacinação para as escolas da rede particular continua aberto e é feito a partir do preenchimento de formulário que está disponível no site da Prefeitura.
“No ato do cadastro, a instituição de ensino deve informar e-mail, nome e endereço da escola, assim como nome do responsável e telefone para contato. Assim que os formulários são recebidos, nossa equipe inicia o contato com as escolas, realizando o agendamento e a articulação do planejamento das ações. Durante o cadastro, também é disponibilizado um fluxograma para as instituições, bem como o termo de autorização que deverá ser entregue aos pais ou responsáveis”, complementa Aline.