Aracaju 169 anos: ações preventivas tornam a capital resiliente e comprometida com o bem-estar

Agência Aracaju de Notícias
26/03/2024 11h00

Prevenção é uma palavra que, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, significa implantar medidas que, executadas com antecipação, ajudam a evitar um dano ou mal. Partindo dessa premissa, quase que de maneira cartesiana, a Prefeitura de Aracaju, ao longo dos últimos sete anos, vem intensificando ações preventivas em áreas que demandam atenção permanente da administração pública. Neste aniversário de 169 anos da cidade, celebrado no dia 17 de março, quem ganha com os investimentos estratégicos da gestão é a população.

Entre as áreas com atenções redobradas, destacam-se as coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), pastas estratégicas que contribuem para a confecção de planejamento, auxiliando a administração para que possa superar possíveis situações adversas com o propósito de não afetar a população.

Combate ao Aedes

No tocante à pasta da Saúde, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, é intensificado na capital, através de um amplo programa de controle e prevenção do vetor. Muito antes da epidemia em que, atualmente, vive parte do país, a gestão municipal já se empenhava para manter os índices de infestação na capital baixos.

Nesse sentido, a cada três meses, a SMS divulga os dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a fim de mapear os bairros e regiões com infestação do mosquito, a fim de nortear as ações de combate. Com base nos dados, a  SMS identifica os principais focos do mosquito, bairros com maiores índices, sendo possível traçar estratégias de combate como fumacê costal, mutirões de limpeza, eliminação de focos e conscientização da população.

No mês de fevereiro deste ano, a Prefeitura, por meio de uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos municipais, lançou a campanha “Aracaju contra a Dengue”, iniciativa que visa ampliar as ações de combate ao mosquito. “Do ponto de vista da dengue, que é um período que nós estamos vivenciando, estamos intensificando um trabalho que já é feito anualmente. Desde quando nós entramos na gestão, diariamente os agentes de endemias estão nas ruas, nos bairros. Nos finais de semana eles estão fazendo mutirões. Isso foi algo que, inclusive, nós fortalecemos, porque entendemos que esse é um trabalho que tem que ser feito diuturnamente”, afirma a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza.

A secretária faz questão de alertar a população para manter os devidos cuidados e evitar a proliferação do vetor, pois 75% dos criadouros do mosquito são encontrados dentro das residências, o que torna urgente a participação da sociedade.

“Setenta e cinco por cento dos focos estão dentro de casa, então, é uma responsabilidade compartilhada do Poder Público com cada cidadão. Só no ano passado, nós tivemos mais de 270 mil visitas a domicílios, o que demonstra que, efetivamente, nossos agentes estão trabalhando”, frisa a gestora, ao complementar que a SMS mantém parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), passando nas ruas com o Cata-treco, fazendo roçagem dos terrenos baldios, fazendo limpeza da cidade.

Waneska ressalta ainda que a SMS está reintroduzindo a visita noturna neste período de verão, principalmente na região da antiga Zona de Expansão. Ela também destacou que novas tecnologias estão sendo adotadas para combater o vetor, a exemplo do ‘ovitrampas’, armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito. “Vai ser a primeira cidade que efetivamente vai trabalhar com essa armadilha”, sublinha a gestora.

Exames e vacinas

Ainda nas ações preventivas concernentes à Saúde, destacam-se os exames de rotina, que muitas vezes são identificados através de campanhas, a exemplo do “Março Lilás”, de prevenção contra o câncer de colo do útero, o qual oferta exames preventivos a serem realizados durante todo o mês de março. “Estamos nos shoppings fazendo atendimentos das mulheres com consulta, com profissional de saúde, com exame citopatológico, que é o exame de lâmina, que identifica qualquer tipo de alteração que possa pensar em câncer de colo de útero”, lembra a secretária.

A SMS também intensifica ações para ofertar vacinas à população, seja contra a influenza, covid-19, dentre outras inseridas no Calendário Nacional de Vacinação. “Iniciamos a vacinação contra influenza nas 45 Unidades de Saúde da Família e também nos shoppings e nas escolas. A influenza é outro vírus respiratório que circula nesse período do ano”, diz a secretária.

Com o objetivo de avançar nos índices da cobertura vacinal de crianças, adolescentes e da comunidade escolar, uma das estratégias adotadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS e da Secretaria de Educação (Semed), é a vacinação nas escolas, que já aplicou, até março deste ano, mais de 1.036 doses. As vacinas ofertadas são as de rotina, a exemplo de febre amarela, HPV, varicela, meningite e também contra a covid-19.

Ações da Semdec

Outro órgão municipal que atua de modo preventiva e estratégico é a Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, que tem destaque especial, a pasta coordena os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), os serviços de envio de SMS para alertas de desastres naturais, além do Plano de Contingência para Chuvas. O intuito do Comitê é gerenciar e avaliar ações destinadas à minimização dos efeitos das chuvas em áreas consideradas críticas do município, além de outros eventos adversos, tudo em sincronia entre as demais secretarias e órgãos municipais.

“Criamos o comitê de gerenciamento de crises para coordenar a resposta em situações de emergência, juntamente com um plano de contingência específico para desastres naturais. Esse plano envolve todos os órgãos da Prefeitura, atribuindo a cada um responsabilidades claras para garantir uma resposta eficaz e coordenada. Por exemplo, a Assistência Social é encarregada de abrigar pessoas desabrigadas, enquanto a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) atua no reordenamento do tráfego em caso de vias alagadas”, explica o secretário da pasta, tenente-coronel Silvio Prado.

ClimAju

Uma das grandes implementações da Semdec foi a contratação do serviço de clima em tempo real, o ClimAju. “Nos possibilita saber, em tempo real, qual é a situação climática de Aracaju. Então, ver qual o bairro que tem mais chuvas, ventos fortes, onde tem, principalmente, risco de alagamento, transbordamento de rio. O ClimAju nos dá um controle maior das chuvas e, inclusive, tem sete câmeras de monitoramento em tempo real. Então, me possibilita acompanhar as chuvas em nossa cidade, em todos os sentidos”, explica o secretário.

Referência Nacional

O secretário Silvio Prado destaca ainda outras iniciativas significativas na gestão de desastres naturais em Aracaju, tornando a capital como referência nacional nesse segmento. “A prefeitura investiu em diversas medidas proativas para fortalecer a resiliência da cidade diante de eventos climáticos extremos. Uma das iniciativas importantes foi a contratação de serviços de previsão meteorológica exclusivos para Aracaju, visando uma melhor antecipação e preparação para situações adversas. Além disso, a criação do Núcleo de Proteção da Defesa Civil (Nupdec) tornou-se uma referência nacional, com a formação de equipes capacitadas para avaliar e mitigar riscos em áreas propensas a deslizamentos, inundações e outros eventos adversos”, conta.

A abordagem da Prefeitura, conforme o secretário, não se limita apenas à resposta às crises iminentes. “Cumprindo os critérios estabelecidos pela ONU, Aracaju implementou uma série de medidas. Isso inclui não apenas a criação dos Nupdecs, mas também a realização de obras de infraestrutura estratégicas, como o projeto de drenagem da avenida General Euclides Figueiredo, que reduziu significativamente os riscos de alagamentos em determinadas regiões”, reforça.

A Prefeitura também realiza esforços contínuos de recuperação após eventos adversos, garantindo que a infraestrutura danificada seja restaurada rapidamente para minimizar os impactos na qualidade de vida dos cidadãos, em parceria com a Emsurb e Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Para garantir uma resposta técnica e eficiente, a Defesa Civil conta com uma equipe multidisciplinar, bem treinada, composta por engenheiros civis, eletricistas, geólogos e arquitetos. “O investimento na capacitação desses profissionais é uma prioridade, visando aprimorar a identificação e avaliação de riscos, garantindo uma intervenção rápida e precisa quando necessário”, afirma.

Alerta via SMS
Por fim, o secretário chama atenção da população para que realizem o cadastramento do alerta via SMS. “Basta acessar o campo de mensagens do celular, inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível, inclusive, cadastrar mais de um CEP”, finaliza.