Prefeitura já realizou mais de 70 mutirões de limpeza na capital este ano

Serviços Urbanos
26/03/2024 14h30

Comunidades dos bairros Industrial, Jabotiana, Aruana, Olaria, Centro, Aeroporto, Siqueira Campos e Santa Maria receberam esta semana um reforço na manutenção das ruas e avenidas, com a realização do mutirão de limpeza. Essa é uma ação da Prefeitura, planejada para atender a população e dar agilidade aos serviços operacionais executados por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A partir de um cronograma rotineiro, os agentes circulam, em escala de mutirão, a cada três meses em todas as regiões da capital, levando mais qualidade de vida para o aracajuano. Deste modo, já são 72 ações realizadas, de janeiro a 26 de março deste ano, pelas equipes da Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu), em uma força-tarefa que mobiliza cerca de 60 profissionais, a depender da operação, e que englobam atividades como varrição, capinação, roçagem manual e mecanizada, além do recolhimento de resíduos e intervenção paisagística em pontos de descarte irregular.

“Por meio dos mutirões conseguimos atender de maneira igualitária a limpeza das áreas verdes, ruas e avenidas de acordo com o nosso planejamento. Ademais, é uma iniciativa que evita que o acúmulo de lixo e vegetação se transformem em focos de doenças ou criadouro para o mosquito da dengue", destacou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, ao falar da importância da regularidade da ação.

Nesta terça-feira, 26, conforme cronograma de serviços da Diretoria de Operações (Dirop), foram atendidas ruas do Bairro Industrial; avenida Silvério Leite Fontes, localizada no Aeroporto; ruas próximas ao Cemitério dos Náufragos, no Robalo; entorno da Praça da Juventude, na Farolândia; imediações do 28 BC, no 18 do Forte; e ruas do Centro, Siqueira Campos (av. Augusto Franco), Bairro América (rua Argentina), Atalaia, além do bairro 13 de Julho, este com a execução de desobstrução de boca de lobo e capinação. As ações de limpeza geral continuam, também, em vias do residencial Costa Nova, na Aruana.

Recentemente, o mutirão de limpeza geral chegou ao loteamento Rota do Sol, situado no bairro Soledade, zona Norte da capital. Na ocasião, agentes da empresa municipal realizaram atividades de capinagem manual, varrição e coleta de lixo provenientes de descarte irregular. “A previsão é que no início de abril, uma nova ação seja executada, atendendo todo o bairro que contemplem ruas, avenidas e áreas verdes da região”, acrescentou o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia.

Ainda de acordo com o gerente, o prazo médio entre o atendimento das demandas levantadas durante o monitoramento dos fiscais, até o retorno dos agentes ao bairro é de três meses. “Existem situações em que retornamos antes mesmo, a depender de alguma necessidade pontual”, explicou.