Perimetral Oeste: Campanha de Valorização da mulher fortalece debate contra violência

Agência Aracaju de Notícias
27/03/2024 07h00

A Campanha de Valorização da Mulher realizada pelo Programa de Protagonismo Feminino da avenida Perimetral Oeste foi encerrada nesta terça-feira, 26, após uma série de atividades focadas no empoderamento feminino, desenvolvidas ao longo do mês de março. O encerramento ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Santos Dumont, e foi conduzida pelos profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), Edlaine Sena e Elissandra Mariano.

Foi uma tarde marcada por um importante debate social em busca do respeito à mulher e da igualdade de gênero. Durante o momento, as participantes estiveram envolvidas em oficinas e em uma tocante peça teatral sobre diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres. A discussão chamou a atenção de quem compareceu, e tornou a tarde ainda mais enriquecedora para essas mulheres.

Graziela Silva participou da atividade de encerramento e conta que levou uma rica lição. "Achei um momento muito importante, onde aprendemos como se defender e denunciar a violência contra a mulher. Também podemos repassar e ajudar, caso a gente veja acontecendo", afirma. Mas não ficou só nisso, Graziela também pôde compreender mais sobre o papel da mulher na sociedade. "Antigamente as mulheres eram privadas de tudo e hoje podem tudo que quiserem, como trabalhar e ser independentes", comemora.

A equipe que conduziu a oficina também comemorou o sucesso da atividade e a importância de debates como esse na comunidade. "Hoje destacamos a importância de cada uma das mulheres aqui presentes, para que elas se reconheçam. Muitas vezes as mulheres estão muito fragilizadas e não conseguem ver seu potencial. Então, é um dia de despertar para esse fortalecimento da nossa importância e entender como cada uma pode se somar nessa corrente", acrescenta a coordenadora do Cram, Edlaine Sena.

Assistente social da Diagonal, empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju para a realização do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, Márcia Militão ressaltou os pontos mais importantes da atividade. "Essa campanha se iniciou no Dia Internacional da Mulher e em outras ocasiões também trouxemos temas relevantes. E agora, encerramos com esse tema, que é bem sensível, fortalecendo a rede de mulheres e protagonismo feminino", conclui.

Programa de Protagonismo Feminino

Mesmo com a Campanha chegando ao fim, as atividades de valorização não serão encerradas por completo. O Programa de Protagonismo Feminino da avenida Perimetral desenvolve um conjunto de ações integradas voltadas para o fortalecimento das mulheres da nova avenida. Na questão social, a partir do programa, a gestão municipal promove uma cultura de respeito e igualdade por meio de atividades de conscientização, abordando temas como igualdade de gênero, direitos das mulheres e prevenção da violência doméstica.

Pensando também no desenvolvimento econômico, o Programa de Protagonismo Feminino estimula o empreendedorismo entre as mulheres e a capacitação profissional, por meio da oferta de cursos profissionalizantes e mentorias customizadas para mulheres empreendedoras, apoiando na superação de barreiras que limitam oportunidades no mercado de trabalho e no cenário empresarial.

Perimetral Oeste

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.