Prefeitura e Cemaden alinham compartilhamento de dados para aprimorar monitoramento de riscos

Defesa Civil
01/04/2024 15h30

Na manhã desta segunda-feira, 1º, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, dialogou com representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Governo Federal. A conversa teve como objetivo alinhar o compartilhamento de informações estratégicas à redução de riscos. Por meio de uma videoconferência, os participantes puderam dialogar sobre metodologias e ferramentas de trabalho que serão compartilhadas para aprimoramento de dados.

Participaram da reunião a diretora do Cemaden/MCTI, Regina Célia dos Santos Alvalá, a coordenadora de Relações Institucionais do órgão, Ana Paula Martins do Amaral Cunha, além do secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, e o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Ronson Rabelo, com equipe técnica. Na oportunidade foram apresentadas as principais ferramentas de obtenção dados meteorológicos, com detalhamento sobre funcionalidade do ClimAju, e demais ações realizadas no município para redução de riscos e promoção da resiliência.

O secretário Silvio Prado detalha o alinhamento realizado na ocasião. "A Prefeitura de Aracaju assinou um protocolo de intenções que possibilita à Defesa Civil de Aracaju ter acesso a informações preciosas, que o Cemaden emite através da plataforma Salvar, com relação aos riscos de inundação e deslizamento de terra. Em contrapartida, a Defesa Civil de Aracaju encaminhará todas as informações sobre eventos adversos que ocorram em nossa cidade, informando as ocorrências relacionadas a deslizamento de terra, inundações e alagamentos, para que eles possam também estar munidos desses dados e, assim, melhorar ainda mais a plataforma", salientou.

O Sistema de Alertas e Visualização de Áreas de Risco - SALVAR - é uma plataforma computacional desenvolvida pelo Cemaden para monitorar dados ambientais. O recurso reúne informações sobre as diversas localidade do país e facilita a previsão de riscos hidrológicos e geodinâmicos, tendo em vista que reúne, em um só ambiente, previsões, dados em tempo real e dados pretéritos, como acumulados de chuva, nível e vazão de rios etc.

O secretário reforça ainda que a reunião ocorre como desdobramento da assinatura do protocolo de intenções. "Essa medida reflete o compromisso da Prefeitura de Aracaju para tornar a cidade cada vez mais resiliente e, de um modo geral, proteger a população", frisou.