Prefeitura inicia ciclo de cursos formativos para educadores da rede de ensino da capital

Educação
02/04/2024 12h12

Visando promover um modelo integrado de administração escolar entre as 79 instituições da rede municipal de ensino, e garantir o bom funcionamento das unidades escolares, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realiza o primeiro módulo do ciclo de formação continuada para os gestores escolares. O curso formativo ocorreu na manhã desta terça-feira, 2, na sede da pasta. 

Realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), o curso foi ministrado pelo diretor do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), Evilson Nunes, pela coordenadora de Gestão Educacional, Maria José Guimarães, e pela presidente do Conselho Municipal de Educação (Conmea), Núbia Lira. Pela primeira vez, o público-alvo da formação foi dividido em dois grupos. O próximo módulo ocorrerá na terça-feira, dia 9.

Reforçando a importância do diálogo e respaldo técnico da Educação de Aracaju na administração de cada unidade de ensino, Evilson Nunes discorreu sobre temáticas como o funcionamento da rede, como realizar o acompanhamento que está sendo desenvolvido pelas equipes técnicas da Semed nas unidades escolares, acompanhamento direto nas salas de aula, fluxos sobre do solicitações de transporte, definição de caminhos para o movimento de projetos, entre outros.

"Este ano, o processo de formação dos diretores escolares vem com uma novidade: integramos o momento de formação e o de deliberações administrativas entre a direção escolar e o DEB. Para otimizar o tempo e garantir que os gestores tenham foco sempre na aprendizagem do aluno, na permanência na escola, integramos o momento de formação onde discutem uma temática de importância para o funcionamento escolar e da rede e, em seguida com orientações sobre ações práticas que devem ser inseridas para que a gestão seja integrada", explana Evilson Nunes.

Durante a formação também foram realizadas dinâmicas e respondidas as dúvidas dos diretores. A equipe organizadora formulou três módulos para a promoção de aprofundamento acerca dos temas relacionados à gestão da escola. Estes, conforme explica Maria José Guimarães, possibilitarão subsídios para que os gestores escolares possam, cada vez mais, exercerem a gestão das escolas com mais qualidade.

Ela diz, ainda, que a formação continuada é uma das metas do Compromisso de Gestão e que os presentes também serão avaliados pela participação. "Este material que nós estamos trabalhando pressupõe um estudo na escola a partir do aprofundamento. Eles também fazem outras atividades na unidade de ensino, sempre relacionadas ao saber teórico com a prática e dando a devolutiva. Esta carga horária de 60h durante o ano é composta de momentos presenciais e atividades à distância. A partir da oportunidade de socializar experiências, dúvidas, conhecimentos e apresentar os desafios da gestão, esperamos que todos possam ter a oportunidade de interagir com os colegas e alcançarmos a eficácia na administração escolar", detalha a coordenadora da Coged.

Núbia Lira pontua que a formação de diretores escolares de uma equipe de gestão tem como pressuposto fundamental toda a base legal que apoia a existência de uma instituição educativa ou que compõe um sistema de ensino. A iniciativa tem como amparo legal, a Constituição Federal, desencadeando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e vem para a educação municipal a partir da legislação específica que rege o sistema de ensino local, sempre monitorada, orientada e normalizada pelo Conmea.

"Estas formações fazem valer todo princípio da gestão democrática, da gestão com liderança institucional, do papel fundamental de uma instituição que tem como princípio uma educação de qualidade. E isso não é possível sem uma liderança para engajamento coletivo, sem o atendimento aos indicadores de qualidade, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental. Todo este trabalho é para que a gente consiga prestar serviços ativos à comunidade que tanto precisa da educação pública", evidencia a presidente do Conselho.