Prefeitura garante acesso qualificado à saúde através de ações, programas e investimentos

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2024 15h30

A Prefeitura de Aracaju, através de uma série de iniciativas e programas inovadores, atua de maneira a assegurar a todos os cidadãos acesso à saúde pública. Para isso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a gestão municipal vem fortalecendo os serviços, promovendo campanhas de conscientização e ampliando os equipamentos de atendimento à população.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, João Vítor Burgos Mota, “as ações e programas implementados pela Prefeitura refletem um compromisso inabalável com o direito à saúde de todos os cidadãos. É através dessas iniciativas que a gestão municipal tem trabalhado incansavelmente para garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde de qualidade e possa desfrutar de uma vida mais saudável e feliz”, afirma.

Uma das maneiras pelas quais a gestão municipal tem demonstrado seu compromisso é por meio do apoio e realização de campanhas de saúde, a exemplo do Outubro Rosa, Setembro Amarelo, Novembro Azul, entre outras. “Essas campanhas visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças como câncer de mama, próstata e transtornos mentais, contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida. Durante essas campanhas, são realizados atendimentos e exames no público-alvo nas Unidades Básicas de Saúde, e às vezes também nos shoppings da capital", explica o secretário.

Por meio de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura de Aracaju e os shoppings da capital, a Secretaria Municipal de Saúde tem facilitado à população o acesso a esses procedimentos quando há uma campanha específica, e também tem ampliado os pontos de vacinação, facilitando a imunização da população e garantido que o maior número de pessoas tenha acesso à vacinação de forma rápida e eficaz.

Facilidade de acesso

Para facilitar o acesso da população aracajuana aos serviços de saúde, a Prefeitura vem implementando uma série de iniciativas tecnológicas, a exemplo do aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, ferramenta digital que facilita o agendamento de consultas, acesso ao cartão de vacinação, controle de medicamentos, resultado de exames, entre outras funcionalidades sem que seja preciso sair de casa, otimizando o tempo dos usuários, que não precisam se deslocar até a unidade, acessando serviços disponíveis do seu próprio celular.

Outra ferramenta digital é a plataforma AjuInteligente, criada pela Prefeitura para agilizar o acesso aos serviços prestados à população. Através dele, os cidadãos também podem ter acesso a serviços como agendamento de consultas, cartão de vacinação, resultado de exames, controle de medicamentos, Vigilância Sanitária, entre outras funcionalidades.

Uma medida importante também foi a implantação do prontuário eletrônico na Rede de Atenção Primária (Reap), que garante inovação e eficiência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. “A ferramenta veio para trazer à atenção básica um modelo de serviço inovador, mais tecnológico e, principalmente, com mais transparência e segurança aos usuários, além de ter trazido uma melhor forma de controle de todas as ações que são realizadas”, explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Taise Cavalcante.

Em Aracaju, os cidadãos também têm acesso à saúde pública facilitado por meio da telemedicina, modalidade oferecida pela SMS. Atualmente, o serviço atende às especialidades de neurologia adulto e pediátrico, psiquiatria adulto, endocrinologia, nefrologia, psiquiatria, hematologia, cardiologia, pneumologia e reumatologia. Reconhecida como um método seguro de assistência médica, a telemedicina assegura comodidade ao usuário, bem como também otimiza o serviço de saúde e ajuda a reduzir as filas de espera. Os usuários da capital têm acesso à telemedicina em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, localizado no bairro Novo Paraíso; Caps Primavera, no bairro Atalaia e no Caps Liberdade, no bairro Siqueira Campos.

Outra forma que o cidadão aracajuano tem para agilizar as demandas de saúde sem sair de casa é através do MonitorAju, por meio do número telefônico 0800 729 3534. Desta forma, o usuário pode acessar diversas informações, uma delas é ao digitar a opção de número 1, que tem a função de monitorar as pessoas que apresentam suspeitas ou que já confirmaram diagnóstico de covid-19, agravos, arboviroses e monkeypox. Somente no ano passado foram realizadas mais de 112 mil ligações para vincular os usuários aos equipamentos de saúde.

O contato serve, ainda, para informar a disponibilidade de vagas para consultas no formato da telemedicina e busca enfrentar o absenteísmo dos usuários. De modo geral, além de viabilizar e monitorar a população à distância, o MonitorAju oferece um acompanhamento pré-clínico de saúde.

Ver a Vida

Entre tantas ações importantes que a gestão municipal tem promovido para levar mais saúde e qualidade à população, uma das mais relevantes é o Programa Ver a Vida. “Esse é um exemplo claro do comprometimento da Prefeitura com a saúde ocular da população. Este programa tem sido fundamental na redução das filas de espera por consultas oftalmológicas, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente para aqueles que necessitam de cuidados oftalmológicos”, disse Taíse Cavalcante.

O programa, desenvolvido desde março de 2022, se concentra no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, em quatro carretas e contêineres para atendimento às pessoas com problemas relacionados à saúde ocular. Em um ano e cinco meses, já foram realizados mais de 170 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

Academia da Cidade

O Programa Academia da Cidade (PAC), também desenvolvido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), incentiva a população a adotar hábitos mais saudáveis e promover a prática de atividades físicas com o objetivo de controlar e reduzir doenças crônicas, como obesidade e sobrepeso. Presente em diversos bairros da capital, o programa conta atualmente com 16 polos que atendem a milhares de usuários, desde jovens a pessoas acima de 60 anos que, periodicamente, passam por uma avaliação para que o quadro clínico de saúde seja acompanhado durante a prática de exercícios.

No início do mês de abril, a Prefeitura entregou quatro novos polos da Academia da Cidade: um localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Roberto Paixão, no bairro 17 de Março; um na unidade José Machado de Souza, no bairro Cidade Nova; e outros dois polos que também passaram a funcionar a partir deste mês. Ainda será entregue mais um polo em breve.

Investimentos em infraestrutura

Para além de ações, campanhas e oferta de serviços, a gestão também investe em infraestrutura dos equipamentos de saúde. “A Prefeitura de Aracaju tem investido na construção, ampliação e reforma de equipamentos de saúde, garantindo um atendimento digno e qualificado à população. Essas obras visam melhorar a infraestrutura dos serviços de saúde, proporcionando um ambiente mais acolhedor e adequado para o atendimento dos pacientes”, afirma Taíse Cavalcante.

A partir de um plano de ação estratégico para descentralizar serviços de saúde e qualificar a oferta, foi realizada a melhoria estrutural da rede através de reformas, ampliações e revitalizações de unidades, hospitais e outros equipamentos que atendem a população aracajuana, provendo mais comodidade e acesso. Entre os anos de 2017 e 2023 foi realizada uma série de obras nos equipamentos de saúde, e outras serão concluídas ainda em 2024. No total, cerca de R$13 milhões de reais foram investidos na infraestrutura dos equipamentos de saúde.

“As obras que foram realizadas ao longo dessa gestão têm esse objetivo de melhorar e ampliar a oferta dos serviços, oferecendo amparo às pessoas e demonstrando que o acesso à saúde é um direito que estamos assegurando. Estamos ampliando e qualificando a oferta destes serviços, e também deixando os locais de atendimento mais propícios à efetivação e continuidade do cuidado de cada pessoa”, destacou.