Prefeitura promove mais uma formação para gestores sobre segurança nas escolas municipais

Educação
04/04/2024 15h00

No intuito de promover a prevenção de atos violentos e a segurança nas escolas geridas pelo município, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã desta quinta-feira, 4, mais um curso formativo direcionado aos gestores escolares. O evento ocorreu no Auditório Antônio Vieira de Neto, no bairro Siqueira Campos, e contou com o apoio da Guarda Municipal (GMA).

Durante o curso, foram abordados temas como a identificação de ameaças, a promoção de uma cultura de paz, bullying e demais assuntos relacionados. O momento faz parte de uma série de formações e ações que a Semed realiza, durante todo o ano letivo, e intensifica no mês de abril. O objetivo é reforçar a importância dos procedimentos adequados em situações que envolvam violência no ambiente escolar.

As formações neste âmbito são ofertadas não apenas aos gestores, mas também a outros profissionais que atuam nas unidades de ensino, a exemplo de agentes de portaria e professores. A Educação de Aracaju realiza este tipo de formação continuada em segurança desde 2022, e nesta quinta trouxe a perspectiva de atualizar os diretores escolares a respeito do tema, conforme explica o diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), Williams dos Santos.

"Há dois anos temos feito um trabalho sistemático de formação dos nossos gestores escolares e agentes de portaria, relacionado às questões da segurança nas escolas. Estas ações de segurança acontecem, principalmente, no mês de abril por conta de eventos desta ordem que impactam o país e todo o mundo, a exemplo do massacre de Columbine, em 1999. E a formação visa estarmos cada vez mais preparados para situações emergenciais que possam ocorrer durante todo o ano", ressalta o diretor.

O curso contou com explanações teóricas apresentadas pela equipe da Coordenadoria de Políticas Educacionais Para a Diversidade (Coped) e pelo setor de inteligência da Guarda Municipal de Aracaju, responsável pela segurança nas escolas da rede.

Conforme o setor de inteligência da GMA, o diálogo com os gestores objetivou tanto garantir a prevenção a situações de emergência, como também resposta a estas e atualizar o Protocolo de Segurança nas Escolas, documento elaborado pela Semed em 2022 que se tornou referência para cidades diversas do Brasil.

Atualmente, todas as escolas municipais têm câmeras monitoradas pela Guarda Municipal e botões de pânico que acionam viaturas imediatamente. 

Ações integradas

A equipe da Coped/Semed dialogou sobre a cultura de paz, comunicação não-violenta e a necessidade de manter uma comunicação efetiva entre gestão, famílias e alunos, no intuito de fomentar o combate à violência entre os estudantes.

"A Coped tem trabalhado em dois setores: prevenção e urgência. Sempre falo que a primeira é ainda mais importante, porque explicamos aos alunos sobre atitudes do dia a dia que podem gerar consequências maiores, como o bullying, o cyberbullying, o que é a violência e de que forma podemos reagir diante dela. E isso é dialogado, através da nossa Coordenadoria, para três públicos: famílias, gestão escolar e alunos. É importante conversar sobre suas ações e também fazer com que eles entendam como proceder em situações específicas", expressa a coordenadora da Coped, Analice Marinho.

Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Carlos Teixeira, localizada no bairro Mosqueiro, Marcelo Ribas afirma que é fundamental ter, cada vez mais, conhecimento sobre o tema em questão, discutir novas estratégias e ouvir relatos de como as pessoas mediam conflitos, auxiliando para que a comunidade escolar tenha mais experiência, ideias e preparo para lidar com situações adversas.

"Por isso trabalhamos, com o auxílio da Semed, a cultura de paz, o Protocolo de Segurança. Este é um tema recorrente nas unidades de ensino e que a direção deve estar preparada para lidar desde a mediação de conflitos até as emergências. É o caso do combate ao bullying, que trabalhamos na escola não só entre os alunos, com atividades em sala de aula, mas também com as famílias, durante as reuniões, para que, juntos, possamos fazer dos estudantes pessoas com respeito e empatia", destaca Marcelo Ribas.