Funcaju realiza abertura da expografia Órun-Àiyé na Galeria de Artes Álvaro Santos

Cultura
04/04/2024 20h13

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta quinta-feira, 4, a abertura da exposição "Órun-Àiyé", do talentoso artista sergipano Augustinho. A mostra, exposta na Galeria de Artes Álvaro Santos, promoveu um momento de apreciação e reflexão sobre a riqueza cultural afro-brasileira e a influência do passado ancestral na construção da contemporaneidade.

Concebida como um solo sagrado dedicado aos Orixás, a exposição trouxe também a musicalidade das religiões de matriz africana, além de objetos e esculturas simbólicas. Composta por 16 obras de arte, a expografia foi uma ode à força, energia e sinestesia que permeiam o culto ancestral e a relação entre Órun-Àiyé (céu-terra). Augustinho mergulhou profundamente na representação dos deuses africanos, destacando suas singularidades e a profundidade de suas histórias. Além de receber um grande público, a abertura contou ainda com presença das Ialorixás Mãe Marizete e Sônia.

Para a diretora da Galeria Álvaro Santos, Bianca Leite, a temática da exposição é imprescindível para cumprir com o compromisso da galeria com a pluralidade cultural. “A administração da Galeria de Artes Álvaro Santos acredita que além de realizar exposições de artistas já consagrados na arte sergipana, é fundamental apresentar a diversidade artística do nosso estado, com a abertura de espaço e acolhimento de artistas que quebram as narrativas hegemônicas, incentivando e dando protagonismo a projetos éticos e plurais”, pontuou a diretora.

Para realizar a sua primeira exposição, Augustinho escolheu a Galeria de Artes Álvaro Santos pela representatividade de abrir a sua primeira homenagem aos Orixá no seu local de origem. “A exposição Orum-Àiyé é um grande projeto, a realização de um sonho que não poderia ser realizado em outro lugar além de Aracaju. Essa exposição é uma grande homenagem para todos nós que somos de tereiro e, principalmente, para todas as casas de Candomblé de Sergipe” assinalou o artista.

Augustinho trabalha com desenho e pintura, explorando principalmente técnicas como tinta aquarela e acrílica. Além disso, incorpora ferramentas digitais em seu processo criativo. Tal combinação proporciona ao artista uma liberdade única para experimentar e criar dentro de suas obras, sempre buscando novos caminhos e possibilidades. O artista é graduado em design gráfico pela Universidade Tiradentes (UNIT) e já conquistou reconhecimento notável, tendo sido premiado no Festival de Arte de São Cristóvão e colaborado com figuras icônicas como Gilberto Gil, Gal Costa e Mariene de Castro.

A exposição Orum-Àiyé segue aberta para visitação até o dia 10 de maio, sempre das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira. A Galeria de Artes Álvaro Santos fica na praça Olímpio Campos, localizada na rua Itabaiana, Centro.