Com auxílio do Aju Animal, cães resgatados em situação de vulnerabilidade ganham novos lares

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2024 15h00

Dois filhotinhos de cachorros encontraram um novo lugar para morar, com novos tutores que irão cuidar deles a partir de agora. Inicialmente, eles haviam sido resgatados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), junto a sua mãe e a outros cinco cães em situação de vulnerabilidade, no dia 27 de março, no bairro Mosqueiro. Por meio do Programa Aju Animal, desenvolvido pela Sema, todos os oitos cães foram levados para uma clínica credenciada e receberam os devidos cuidados veterinários.

A mãe e os dois filhotes estavam no lar temporário, cadastrado no Programa Aju Animal. Nesta sexta-feira, 5, os dois filhotes ganharam lares definitivos. A coordenadora do programa, Anne Carollyne, explicou como se deu o processo. “Nesse caso de hoje, como são dois filhotinhos, eles ainda irão passar por um processo de vacinação e vermifugação. Vamos fazer todo o acompanhamento para que esse protocolo vacinal e de prevenção seja realizado. Vamos seguir acompanhando essas pessoas que adotaram, que têm um contato próximo com a responsável pelo lar temporário também. A assinatura do termo de tutela já foi feita”, destacou. A Prefeitura dará aos dois filhotes adotados a castração quando atingirem a idade adequada.

De acordo com a proprietária do lar temporário, Sheila Hora, a chegada dos animais foi intermediada pela Sema, que deu todo o suporte para a permanência deles. “A Sema entrou em contato e disse que oito animais haviam sido resgatados em situação de vulnerabilidade. Fiquei apenas com a mãezinha e os dois filhotes. A Sema nos deu todo o suporte, com leite, medicação e suplementação. A mãe já chegou castrada, então o lar temporário só ficou responsável pelos cuidados”, afirmou.

A aposentada Maria da Silva Souza adotou o filhote fêmea. “Fiquei sabendo através do meu filho, então fiquei interessada em adotar essa cachorrinha, que vai ser uma boa companhia para mim, pois moro sozinha. Eu já estava procurando, e agora encontrei. É bom ter um pet para a gente se apegar”, disse. 

Também tutora, Stephane Santos Lima adotou o filhote macho. Ela perdeu a mãe recentemente e, por recomendação médica, resolveu adotar um animal. “Eu já conhecia a Sheila, do lar temporário, e sei do amor dela pelos pets. Resolvi pedir um cão para adotar. Meu psiquiatra recomendou que eu adotasse algum animal para que eu pudesse ocupar a minha mente e tirar o foco do falecimento da minha mãe. Eu sou apaixonada por animais, e meu pai nunca deixou eu ter um. Então agora, com esse filhote, vai ser uma vida nova para mim. E o bom é que a Sema vai me dar o suporte necessário”, declarou.

Programa Aju Animal
O programa Aju Animal, lançado em novembro de 2022 pela Prefeitura de Aracaju, é uma iniciativa pioneira da atual gestão municipal. Estruturado em quatro eixos - castração, saúde animal, lares temporários e apoio à adoção -, o programa já retirou das ruas da capital centenas de animais, encaminhando-os para lares temporários onde recebem cuidados e carinho enquanto aguardam por uma adoção responsável.

Quem deseja adotar um dos animais resgatados ou contribuir com o programa Aju Animal pode entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelos telefones 79 3225-4178 ou 79 981414814. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Aracaju com o bem-estar animal e a construção de uma cidade mais humana e solidária.