Urbanização do Recanto da Jaqueira é motivo de celebração para moradores da comunidade

Agência Aracaju de Notícias
12/04/2024 10h30

A obra de urbanização do Recanto da Jaqueira, no bairro Porto D'Antas, atende uma demanda antiga da população que há bastante tempo sofre com poeira, lama e esgoto a céu aberto. A execução do projeto, fruto de um investimento de R$ 5,9 milhões no âmbito do programa "Aracaju Cidade do Futuro" - que conta com financiamento de R$500 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento -, contempla todas as ruas da localidade com serviços de terraplanagem, construção de drenagem pluvial e de rede de esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica em paralelepípedo e concreto, passeios em concreto, meios-fios em concreto, sinalização vertical e horizontal e acessibilidade. Ao todo, o projeto urbanizará 2,7 km de vias, mudando completamente a realidade vivida pelos moradores da região.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, essa obra de urbanização é de extrema importância para garantir mais qualidade de vida à população. “A urbanização do Recanto da Jaqueira é fundamental para os moradores, pois aqui é uma ocupação muito antiga e o local é muito íngreme, o que torna difícil de executar serviços de urbanização e ainda mais difícil para o dia a dia. É válido destacar que essa comunidade possui locais que são muito íngremes, por isso vamos inserir escadaria em alguns pontos, pois garante mais segurança para as pessoas”, explicou.

Com a perspectiva da mudança de cenário, os moradores do Recanto da Jaqueira aprovaram o investimento realizado pela Prefeitura. O mecânico Silvanisio Ramos, um dos moradores mais antigos da comunidade, assinou como testemunha a ordem de serviço que autorizou o início da obra e, para ele, essa é a realização de um sonho. “Isso aqui foi uma felicidade pra mim, e para o pessoal que mora lá também. Tenho certeza que vai ser maravilhoso, inclusive as máquinas já estão trabalhando e tá muito bom para a gente, esse é um sonho realizado, sofri durante 14 anos e agora esse sofrimento vai acabar”, comemorou.

A dona de casa Edvania da Silva também está muito satisfeita com o início da obra. “Pelo desconforto que a gente tem, eu mesmo nem varro mais, só passo pano por causa da poeira. Estou bastante ansiosa porque, com a obra, quando chover não vai mais ter a lama, vai melhorar as condições para transporte, hoje nem todo carro entra aqui, mesmo que a gente peça no caso de urgência, não entra, sem falar também sobre a segurança para a gente, porque a gente pega um transporte tem que ir lá em cima e para voltar dependendo da hora eu fico insegura. Finalmente isso vai mudar”, contou.

Com grande sentimento de gratidão, a comerciante Ivone Silva conta que está muito feliz com a obra. “Eu moro aqui há 11 anos e do jeito que está é muito ruim e quando chove é pior ainda. Aqui é muito difícil entrar carro, difícil pegar ônibus, mas depois que tiver tudo pronto vai ficar ótimo, vai ser uma maravilha, vai ter muito mais movimento, até aqui a minha loja vai melhorar. Agradeço primeiro a Deus e depois aos homens pelo trabalho que está sendo realizado, estou muito feliz”, ressaltou.

Quem também reconhece a importância desse investimento é Naiane dos Santos, moradora do Japãozinho. “Eu morei no Recanto da Jaqueira por um tempo, mas sai por conta de um deslizamento que teve que inundou minha casa. Acredito que agora a situação vai melhorar muito, vai valorizar mais o local, vai dar mais qualidade de vida. Vai ser muito bom, fico muito feliz por quem mora lá, essa é uma mudança muito boa”,  celebrou junto aos moradores.