Prefeito Edvaldo acompanha posse do novo desembargador do TJSE José Pereira Neto

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2024 13h15

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta quarta-feira, 10, a cerimônia de posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o juiz José Pereira Neto. Titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Aracaju desde novembro de 2000, o magistrado foi escolhido pelo critério de antiguidade, assumindo a cadeira anteriormente ocupada pela desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que se aposentou no último dia 11 de março. Na ocasião, o gestor destacou a carreira de sucesso do empossado e a importância da sua ascensão para dar continuidade ao cumprimento do papel do Poder Judiciário em Sergipe.

“José Pereira Neto é um juiz extremamente competente, um homem com uma linda trajetória de vida, que cresceu com os próprios esforços. Ele estudou, batalhou, se tornou juiz e, a partir de hoje, assume a vaga de desembargador chegando ao ápice de sua carreira. Não tenho dúvidas de que, com sua competência, o magistrado continuará atuando para que a justiça cumpra plenamente o seu papel, de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, desempenhando com muito comprometimento a nova função. Portanto, é um momento de muita alegria para todos nós, vê-lo chegar ao cargo mais elevado do Judiciário neste Tribunal, que é considerado um dos melhores do país por promover uma justiça célere”, afirmou.

O novo desembargador destacou como acompanhou as mudanças no Tribunal, ao longo dos anos, e ressaltou a importância de alcançar “o topo da carreira na magistratura”. O empossado reiterou ainda que, em sua nova função, “dará continuidade aos trabalhos que já eram realizados enquanto estava na primeira instância, com prioridade na segurança judiciária”.

“Me comprometo em dar continuidade àquilo que já fazia no primeiro grau: interpretar a lei no sentido de dar segurança jurídica e inspirar a confiança na população. Estou chegando ao topo da carreira e é uma coisa que nem todos chegam, uma parte é por merecimento, outra pelo quinto constitucional e outra é a antiguidade. A gente sempre está preparado para enfrentar os desafios que vierem. É um compromisso com a função e aquilo que se espera da gente. Os desafios, conforme forem chegando, a gente vai lidando. Ao longo do meu tempo de carreira, pude ver muitas transformações no Poder Judiciário. Hoje, tudo está digitalizado e todos conseguem ter acesso aquilo que o Tribunal trata”, frisou.

De acordo com o presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, com a posse do desembargador José Pereira Neto, o Tribunal passa a contar com todas as cadeiras ocupadas, o que dará celeridade nos processos, em benefício para todo o estado de Sergipe. “Esta é a sexta posse desembargadora nos últimos dois anos. Agora, definitivamente, o Tribunal de Justiça de Sergipe está completo, com os seus 15 desembargadores. Nós tivemos esse aumento ano passado e, agora, com a chegada do doutor José Pereira Neto, estamos com a completude do Tribunal no seu segundo grau”, afirmou.

O novo desembargador
José Pereira Neto era titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Aracaju desde novembro de 2000 e já substituiu desembargadores em diversas ocasiões. Ele ascende ao 2º grau pelo critério de antiguidade.

Natural de Boquim, ele cursou direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi técnico judiciário na Justiça Federal e ingressou na magistratura sergipana em dezembro de 1989, sendo designado juiz substituto da Comarca de Neópolis. José Pereira passou também pelas comarcas de Riachuelo, Lagarto e Varas Criminais.

A escolha dele para ocupar o cargo de desembargador, que anteriormente perteceu a Elvira Maria de Almeida Silva, aconteceu durante uma sessão do Pleno realizada no último dia 27 de março.