Biblioteca Municipal Ivone de Menezes realiza Piquenique Literário

Cultura
10/04/2024 15h30

A manhã desta quarta-feira, 10, foi cheia de diversão e leitura ao ar livre na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, com a realização do Piquenique Literário. A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoveu o evento em alusão ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado na terça-feira, dia 9, e ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no próximo dia 18. Participaram da atividade os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo, do bairro São Conrado.

Na ocasião, os estudantes aprenderam  com a coordenadora da biblioteca, Verônica Cardoso,  sobre a importância de um espaço de leitura, como a biblioteca. Além disso, os alunos puderam também ler alguns livros, sentados na toalha do piquenique, enquanto saboreavam sucos, frutas e bolos.

“Essa é uma forma lúdica de trazer as crianças para terem contato com a biblioteca, incentivando o interesse e o hábito da leitura. É uma das funções da biblioteca incentivar a leitura, principalmente  através de ações culturais e lúdicas. Até porque nós temos aqui o Acervo de Literatura Infantil e Infantojuvenil, que é muito rico e aberto ao público”, assinala a coordenadora.

A pedagoga e professora da turma presente na ação cultural, Roseane Almeida, comenta que as crianças gostam de participar de atividades fora da Escola e se animam quando sabem que é na Biblioteca.

“Sempre digo para os alunos que a internet é importante pelo acesso à informação, mas que nada substitui o livro. E essa vivência de vir para esse piquenique em alusão ao Dia do Livro Infantojuvenil é muito importante para arraigar nas crianças o interesse pelo livro. Eles amam, participam, colaboram. Todos ficam muito atentos. Hoje também foi especial, pois eles participaram de um piquenique ao ar livre”, relata a pedagoga.

A estudante de 10 anos, Ayla, que leu durante a atividade o livro “Pinóquio”, ficou satisfeita com a programação fora da Escola. “Eu  gosto muito quando a professora traz a gente para a Biblioteca e gosto muito de ler. Também gostei de ler fazendo piquenique”, contou a aluna.