Influenza: Prefeitura convoca público-alvo para o Dia D de vacinação neste sábado, 13

Saúde
12/04/2024 11h18

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), de maneira a reforçar a importância e intensificar a imunização contra a influenza na capital, realiza, neste sábado, 13, o Dia D de Vacinação, e convoca a população prioritária a comparecer a uma das 10 Unidades de Saúde da Família (USF) que estarão abertas no horário das 7h30 às 12h30, e nos três shoppings da capital, das 10h às 16h. Na oportunidade, a população também poderá atualizar o cartão de vacinação e se proteger contra outras doenças.

Nesta primeira fase da vacinação estão sendo imunizados os grupos prioritários, que são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); pessoas com comorbidades (mediante apresentação de relatório médico); professores; Forças Armadas; Forças de Segurança e Salvamento; trabalhadores do transporte público; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (18 e mais); funcionário do Sistema de Privação de Liberdade; caminhoneiros e quilombola.

“O objetivo da campanha é atingir 90% de cobertura vacinal e imunizar 232.121 pessoas que fazem parte desse grupo prioritário. Desde o início da campanha, no dia 11 de março, apenas 33.796 pessoas procuraram um ponto de vacinação para receber a dose do imunizante, o que equivale a 25,12% de cobertura. Sendo 23,08% de crianças, 27,41% de gestantes, 9,05% de puérperas, e 26,43% de idosos. A população que pertence aos grupos prioritários deve procurar umas das 10 Unidades abertas neste sábado para receber a proteção. Além disso, as demais vacinas de rotina também estarão disponíveis para quem desejar atualizar o cartão de vacina”, destaca a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

Dia D e pontos de vacinação

A vacina contra influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

As Unidades que estarão abertas no Dia D são: Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo), Augusto Franco (bairro Augusto Franco), Sinhazinha (bairro Grageru), Celso Daniel (bairro Santa Maria), Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente), Niceu Dantas (bairro Mosqueiro), Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário), Edézio Vieira (bairro Siqueira Campos), Osvaldo Leite (bairro Santa Maria) e Cândida Alves (bairro Santo Antônio). Já nos três shoppings da capital, as vacinas estarão disponíveis apenas para o público com idade a partir de 5 anos de idade.

Tanto nas unidades quanto nos shoppings é necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão de vacina e o comprovante de residência. Já os profissionais listados nos grupos prioritários para a vacinação contra a influenza deverão apresentar um comprovante profissional, a exemplo do contracheque.

Importância da Imunização

De acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, é de extrema importância que todos aqueles que se enquadram nos grupos prioritários sejam imunizados, para que haja a redução da carga viral, prevenindo o surgimento de complicações mais graves decorrentes da doença.

“Com a maior cobertura vacinal, minimizamos os riscos de casos graves, principalmente nos grupos prioritários e, consequentemente, haverá uma redução da carga viral, prevenindo o surgimento de complicações decorrentes da doença e também a diminuição da sobrecarga nos serviços de saúde. A SMS antecipou a campanha, o que serviu como ferramenta para prevenção de doenças imunopreveníveis, principalmente com a chegada do período de sazonalidade, mudanças no clima e nas oscilações das temperaturas, o que vem ocorrendo desde o início do ano e, consequentemente, uma maior prevalência de vírus respiratórios”, enfatiza a infectologista.

Até o momento, já foram atendidos este ano, na rede municipal de Aracaju, 17.181 pessoas com síndromes gripais, no Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, nas Unidades de Saúde da Família (USF) e os pacientes com casos mais graves nos Hospitais Municipais de Pequeno Porte Fernando Franco (zona Sul) e Nestor Piva (zona Norte).

“Para evitar a proliferação de vírus, reforçamos a necessidade acerca dos hábitos de etiqueta respiratória, a exemplo da proteção com o braço, quando for tossir ou espirrar, e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. Entre os hábitos, destacamos a lavagem de mãos e o uso de máscaras, que continuam sendo os mais importantes. Estimular e estabelecer medidas que fortaleçam essas práticas de higiene, continuar se vacinando e atualizar o cartão de vacina são papeis fundamentais para que as pessoas sigam combatendo os vírus”, complementa a médica.