Perimetral Oeste: nova edição do Teatro da Avenida aborda o combate contra a dengue

Agência Aracaju de Notícias
13/04/2024 21h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, realizou na última sexta-feira, 12, mais uma edição do Teatro na Avenida, uma ação que visa sensibilizar a comunidade sobre temas importantes por meio de apresentação artística, levando conhecimento de maneira lúdica e acesso à cultura.

Desta vez, a apresentação teatral foi sobre a eliminação de epidemias e doenças de veiculação na água, com foco na disseminação de informações sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue.

Na dramatização foi destacada a importância do correto descarte do lixo para evitar o acúmulo de água parada e o aumento do foco do mosquito da dengue. Além disso, a equipe social fez a distribuição de panfleto com informações sobre como evitar a proliferação do inseto.

Segundo a assistente social da Diagonal (empresa contratada pela Prefeitura para execução do Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste), Márcia Militão, o objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade e lembrar à comunidade que combater a dengue é uma tarefa séria que deve ser realizada todos os dias. “O mosquito da dengue se reproduz com muita facilidade onde há água parada. É necessário o esforço de todos para eliminar todos os locais que podem ser focos do mosquito. Por isso, nessa ação de hoje, viemos incentivar os feirantes e os clientes a multiplicar as informações que aprenderam”, explica.

Djanira Silva, moradora do Lamarão, assistiu à encenação enquanto fazia suas compras e aprendeu o recado. “Achei um assunto muito importante, as pessoas precisam aprender a fazer sua parte para evitar doenças”, disse.

Toda a população deve contribuir no combate ao mosquito. Em Aracaju, a população pode registrar denúncias de focos ou casos suspeitos do Aedes aegypti por meio da Ouvidoria da Saúde, pelo e-mail saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos ou, ainda, pela central de telefone 0800 729 3534. Também é possível fazer registros e denúncias por meio deste formulário.