Perimetral Oeste: idosos da comunidade produzem livro de literatura de cordel

Agência Aracaju de Notícias
16/04/2024 20h10

O Escritório Social da avenida Perimetral Oeste foi o palco para o lançamento, apresentação e leitura de cordéis produzidos pela comunidade. Em atividade anterior, um grupo de idosos da região participaram de uma oficina para construir cordéis sobre os direitos dos idosos e as experiências da terceira idade e, nesta terça-feira, 16, eles voltaram para conferir a concretização de seus textos em um livro, lançado durante o encontro.
 
A atividade teve o objetivo de sensibilizar sobre os direitos dos idosos, conforme previsto no Estatuto do Idoso e assegurado pela Constituição Federal, como também, dar um retorno da atividade realizada com eles anteriormente, na qual foram produzidos os cordéis. Os autores e demais participantes receberam um exemplar do livro para compartilhar com os seus familiares. Na oportunidade, os participantes receberam da equipe social informações que reforçaram os seus direitos, canais de defesa e a maneiras de aproveitar essa fase da vida. 

Maria Aparecida, moradora do bairro Soledade, aprovou a iniciativa e o resultado dos cordéis. “A atividade foi excelente. Todo mundo pôde se expressar. Foi um trabalho bem feito, tiveram carinho em fazer e eu amei”, destaca. Quem também ficou feliz foi Iranildes Alves, que participou da primeira edição e da produção dos cordéis. “Achei muito boa a atividade, muito legal. Gostei muito do cordel e vou ler na hora de dormir”, enfatiza. 

A assistente social da Diagonal Social, empresa contratada pela Prefeitura para a realização do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, Márcia Militão, comentou o sucesso da ação e sua repercussão no território. “É importante que os idosos aprendam mais sobre seus direitos, porque assim eles podem se proteger e entender que eles têm um lugar de grande importância na sociedade”, conclui.

Perimetral Oeste

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.