Fundat assina Termo de Cooperação com instituições para fortalecimento das Unidades de Qualificação

Formação para o Trabalho
18/04/2024 14h20

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), assinou na manhã desta quinta-feira, 18, Termos de Cooperação com instituições parceiras que chegam para se somar às Unidades de Qualificação Profissional (UQP) da Fundat, na missão de levar à população aracajuana mais oportunidades de educação e trabalho. No momento, também foram renovadas as parcerias com outras duas instituições que há anos atuam de forma conjunta na oferta de cursos e oficinas para os cidadãos. 

A Fundação Renascer e a Associação de Moradores do 17 de Março foram as duas instituições a firmarem o Termo de Cooperação. Além disso, a parceria foi renovada junto ao Centro de Integração da Família (Ceinfa) e o Projeto Esperança, que seguem contribuindo com a qualificação profissional dos aracajuanos. 

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, comemora a chegada dos dois novos parceiros e salienta a importância de manter aqueles que já fazem parte do time de instituições colaboradoras. “É nessa horas que vemos o quanto o nosso trabalho tem credibilidade, pois somos diariamente procurados por líderes comunitários, ONGS e várias entidades que conhecem a qualidade dos cursos oferecidos pela gestão municipal. Poder contar com essa colaboração é essencial para ampliar o nosso alcance junto à comunidade e dar mais capilaridade aos serviços que prestamos. Além disso, manter os parceiros que já estão em nosso banco de dados só prova o quanto essa parceria é benéfica para todos e que assim continue durante vários anos”, comemora.

A assistente social do Projeto Esperança, Josélia Alves, demonstrou gratidão pelo novo ciclo que se inicia. “Este ano será de muito mais trabalho e ações junto com a Fundação. É através da Fundat que possibilitamos que a nossa comunidade tenha cursos profissionalizantes, contribuindo para que as pessoas que participam tenham uma renda quando terminam os cursos e possam vislumbrar uma vida melhor para si e para suas famílias”, afirma.

O mesmo sentimento é partilhado pela assistente social do Centro de Integração da Família (Ceinfa), Thais Alves, que também efetivou a renovação da parceria. “Para a gente é muito satisfatório fazer parte dessa renovação. A Fundat é nossa parceira há anos, trazendo cursos e oficinas e isso é muito importante para os jovens da nossa comunidades e adjacências, a integração no mercado de trabalho”.

Quem chega ao time não esconde a ansiedade em participar. O líder comunitário e presidente da Associação de Moradores do bairro 17 de Março, Adriano Araújo, reafirmou a importância da parceria e garantiu estar animado para iniciar os cursos e oficinas na associação. “Tenho certeza que seguiremos realizando diversos cursos profissionalizantes e através deles garantindo que os jovens sejam preparados para o mercado de trabalho. É muito gratificante firmar essa parceria, tenho certeza que o ano de 2024 vai ser muito importante para os jovens e moradores que estarão preparados para o mercado de trabalho”, acredita.

O presidente da Fundação Renascer, capitão Samuel, também comemorou a nova parceria que irá beneficiar os adolescentes sergipanos. “A socioeducação foca em dar oportunidade aos adolescentes em conflito com a lei. Esses adolescentes são determinados pela justiça, que venham para a responsabilidade da Fundação Renascer, seguindo a orientação de dar educação formal e profissional, com o intuito de oferecer novas oportunidades para esses adolescentes. Nossa parceria com a Fundat é mais um passo para a ampliação de cursos e oficinas profissionalizantes para os jovens e as famílias que também querem novas oportunidades de emprego e renda”, afirmou.