Forró Caju 2024: evento promete o melhor festejo de todos os tempos para o turismo

Indústria, Comércio e Turismo
27/05/2024 15h00

No mês de junho o Nordeste ganha ritmo e cores vibrantes que marcam a cultura e o sentimento de pertencimento do seu povo. Em vários municípios, os festejos juninos atraem a atenção de turistas nacionais e internacionais. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio do planejamento e coordenação da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promove o Forró Caju 2024, um dos maiores festejos juninos do país, junto aos de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).    

Este ano, a festa que atrai milhares de turistas e se supera em cada edição, está ainda maior, com mais de 100 artistas sergipanos e nacionais, como Ana Castela, Michel Teló, Calcinha Preta, Simone Mendes, Mestrinho, Maiara e Maraísa, Alceu Valença, Iguinho e Lulinha, Dorgival Dantas, Joelma, Zé Vaqueiro, Mestrinho e Luan Estilizado, que irão enriquecer ainda mais a cultura nordestina. Para o prefeito Edvaldo Nogueira, “a sensação é de saudade, mas também de dever cumprido”, pois este se trata do último Forró Caju da sua atual administração.

“O Forró Caju é uma festa que ganhou dimensão extraordinária porque conseguimos transformá-la em uma das maiores celebrações nacionais. E isso é possível porque o evento possui três pilares fundamentais para sua existência. O primeiro é a manutenção da nossa raiz cultural, das tradições de Sergipe e de Aracaju, representadas por uma verdadeira mistura de ritmos do forró. O segundo ponto é que ele traduz a alegria do nosso povo. E o terceiro, é a economia, já que é uma grande festa junina, que fomenta o turismo e a circulação de recursos em Aracaju, com a atração de turistas. Todo o investimento que fazemos para a realização do Forró Caju retorna em proporções muito maiores em impostos e arrecadação. Ou seja, é uma festa que se fortalece a cada ano, que tem amor, alegria, felicidade, que alimenta a nossa alma, o nosso espírito nordestino, e que dá destaque a nossa capital em todo o país”, destacou.

Programação

Nos dias 8, 9, 15 e 16 de junho será realizado o Forró nos Bairros, que acontece no Bugio, Augusto Franco, 17 de Março e na Orla Pôr do Sol, respectivamente. Já entre os dias 10 e 21 de junho, acontece o São João na Praça, na praça General Valadão, no Centro da cidade, uma parceria da gestão municipal com Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), Sesc e Senac.

Ainda durante a programação do Forró Caju 2024, de 15 a 29 de junho, o Circular Junino, com trio pé de serra, quadrilhas juninas e muita cultura, faz apresentações nos principais pontos de chegada de pessoas em Aracaju, como rodoviárias e aeroporto, bem como em locais de grande circulação de pessoas, a exemplo dos mercados setoriais.

De 23 a 29 de junho, os grandes shows musicais com artistas locais e nacionais na praça Hilton Lopes, no Centro, nos palcos Gerson Filho e Luiz Gonzaga.

Incremento turístico

Com o Forró Caju, historicamente a cidade fica repleta de turistas e as perspectivas de público para a edição deste ano já permitem avaliar que será o melhor festejo de todos os tempos na capital. Segundo o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, um dos indicadores para tal estimativa é a oferta de mais 10 mil assentos em voos no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria durante o mês de junho. O anúncio, feito na semana passada pela Aena Brasil, empresa que administra a unidade aeroportuária na capital sergipana, destaca que no mesmo período do ano passado foram 692 voos, enquanto que em 2024 serão 760 operações.

Outra boa notícia vinda do setor aéreo são os voos extras da companhia Azul, provenientes de Recife/PE e Campina/PB, com desembarques e embarques todas as quartas e sábados no Aeroporto de Aracaju, como parte da campanha “O São João do Nordeste é Azul”.  Além dos voos extras, a Azul Viagens, operadora de Turismo da aérea, criou um portfólio completo e especial para as festas juninas nordestinas, que vão além de Campina Grande e Caruaru, para mais de 10 festas no Nordeste, como Aracaju (SE), Maceió (AL), Natal e Mossoró (RN), Fortaleza (CE), Piranhas (AL), as festas de Pernambuco e Bahia (Salvador, Porto Seguro e Cabrália).

“O Forró Caju já é uma festa consolidada no calendário nacional e com esse acréscimo de 10 mil assentos, voos extras de Recife e Campina Grande no Aeroporto de Aracaju, e mais as vendas de pacotes da Azul Turismo, faremos um grande intercâmbio junino que sedimentará esse importante fluxo regional com todo o Brasil em outros meses do ano”, ressalta o secretário.

Programa “Conheça o Brasil”

Outro fator importante para a chegada de turistas na capital é o programa “Conheça o Brasil”, coordenado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Banco do Brasil, que tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. De forma a obter informações acerca do programa, as servidoras da Setur Luciana Menezes e Viviane Castro participaram de reunião virtual com a representante do Banco do Brasil, Neyla Carolina.

Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.

O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local. “Com o Programa Conheça o Brasil, parceria entre o Ministério do Turismo e BB (Banco do Brasil), ficou mais fácil conhecer os quatro cantos do Brasil. Você pode comprar pacotes de turismo, passagens, hospedagens e ingressos de parques com condições especiais”, explica o comunicado do Banco do Brasil.

Para mais informações sobre a linha “BB Crédito Realiza”, os interessados podem acessar os sites www.bb.com.br/site-pra-voce/financiamentos/bb-credito-realiza/, bem como o https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/conheca-brasil.

Com um evento junino de dimensão nacional, cidade organizada, fruto de uma administração cuidadosa, ampliação na oferta de voos, e linha de crédito específica para o turismo, o secretário Jorge Fraga prevê que o Forró Caju 2024 terá uma das suas melhores edições e marcará definitivamente a gestão municipal na promoção e memória da cultura junina na capital.

“Um povo é a expressão de sua gente e suas tradições culturais. Nossa gestão municipal compreende muito bem essa dimensão com o Forró Caju, uma festa de diversidade e que alcança todo a cidade com locais específicos de festas e também com ações itinerantes. É, sem dúvida, uma festa para todos, uma grande comunhão de aracajuanos e de turistas, todos juntos celebrando a paz no embalo da autêntica cultura nordestina. Esse é o significado máximo do Forró Caju, uma festa que une todas as pessoas”, enaltece o secretário Jorge Fraga.