Forró Caju 2024: cadastro para comerciantes e ambulantes é concluído com recorde de inscritos

Serviços Urbanos
29/05/2024 17h31

"O Forró Caju é um ganha-pão a mais. É uma festa que todo ano a gente espera com expectativa. É uma festa maravilhosa, a gente trabalha animado. Trabalhar no Forró Caju é bom para todo mundo. O que conseguimos fazer durante a festa pode chegar a ser igual a dois, três, quatro meses de trabalho", afirmou a senhora Maria Silvânia, enquanto aguardava na fila, no pátio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), nesta quarta-feira, 29, último dia de cadastro para comerciantes e ambulantes concorrerem a uma das 200 vagas disponibilizadas pela Prefeitura de Aracaju para a comercialização de produtos durante a maior festa junina do Estado, e uma das maiores do país.

No último dia de cadastramento, mais de 700 pessoas se encaminharam à Emsurb, munidas da documentação necessária estabelecida pelo órgão. Ao todo, durante os três dias de inscrição, 1.788 pessoas realizaram o cadastro e estão aptas a participarem do sorteio das vagas, que irá acontecer no dia 04 de junho, a partir das 10h da manhã, na sede da instituição. O Forró Caju, que este ano ocorre entre os dias 23 e 29 de junho, é aguardado por segmentos diversos da sociedade e entre aqueles que têm a oportunidade de um incremento na renda, seja pessoal ou familiar.

"A Emsurb mobilizou uma equipe de mais de 30 servidores para atender a população interessada que veio até aqui à nova sede trazer sua documentação e assim realizar seu cadastro. Apesar da intensa procura durante esses três dias de cadastro, a estrutura que montamos permitiu um atendimento rápido e confortável. Todos os inscritos sabem que o Forró Caju representa um grande momento de nossa cultura e tradições, e um momento também bastante especial para a economia local. Para alguns, inclusive, é o momento para se fazer parte ou grande parte da renda que assegura o sustento ao longo de todos os demais meses do ano”, conta o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

O diretor interino de Espaços Públicos e Abastecimento, Igor Melo, lembrou que este ano o número de inscritos foi recorde, com mais de 400 a mais do que no ano passado, quando 1.357 pessoas se inscreveram. “Essa alta procura pelas vagas oferecidas pela Prefeitura de Aracaju, para que os comerciantes possam fazer uma renda extra no período junino, mostra que o Forró Caju vai se consolidando como um dos maiores eventos juninos de Sergipe. As atrações musicais, o local escolhido, o centro histórico da capital e a energia do público são atrativos para que turistas e sergipanos aproveitem esse momento de lazer”, diz o diretor.

A expectativa das colegas Maria Aparecida Dias e Maiara Fernanda em serem sorteadas para comercializar no Forró Caju é grande. Para Maria Aparecida, que trabalha na festa há sete anos, o evento representa um incremento significativo na economia da família. Mãe de três filhos e avó de quatro netos, Maria Aparecida afirma que a festa ajuda a família a equilibrar as contas neste período do ano.

"O Forró Caju é tudo. A gente passa o ano todo esperando esse momento para a gente colocar em dia o que está atrasado. O Forró Caju é uma benção. Dá para fazer nos dias do Forró dois, três meses de trabalho", disse.

"Tenho três filhos. Vendo na porta de minha casa. Nunca trabalhei no Forró Caju, mas sempre ouvi dizer que é uma festa  de grande oportunidade para fazer um bom dinheiro, e, como disse minha mãe, poder colocar a vida em dia. Espero poder ser sorteada", afirma Maiara.