Forró Caju 2024: novidade este ano, Bar da Inclusão reafirma compromisso com a acessibilidade

Serviços Urbanos
21/06/2024 16h10

Faltam dois dias para o início de uma das principais festas culturais e tradicionais de Aracaju: o Forró Caju 2024. O evento, realizado na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais da capital sergipana, será realizado entre os dias 23 e 29 de junho e, neste ano, contará com uma iniciativa especial que destaca a inclusão e a acessibilidade através do Bar da Inclusão. O projeto visa atender e empregar pessoas com deficiência e reafirma o compromisso da Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) com a valorização da diversidade.

Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, além de todo papel social do Bar da Inclusão, a iniciativa ainda tem a finalidade de auxiliar 12 instituições que atendem pessoas com deficiência, mostrando que além de proporcionar emprego e inclusão, o projeto também se preocupa em apoiar entidades que prestam serviços essenciais à comunidade.

“O Bar da Inclusão é prova da preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira com a inserção das pessoas no mercado de trabalho. É mais que um estabelecimento, é um espaço de oportunidades para pessoas com deficiência, oferecendo a elas a chance de desenvolver habilidades, ganhar independência financeira e interagir de maneira significativa com a comunidade”, reforçou.

O gerente de Espaços Públicos, Igor Melo,  explica que o Bar da Inclusão é uma novidade para esta edição do Forró Caju. “O principal objetivo é conscientizar a população sobre a inclusão! Agora teremos sete bares operando no espaço do evento. A Emsurb irá atuar, como todos os anos, no ordenamento do espaço público a no trabalho de fiscalização e orientação”, comentou.

Quem comemorou a iniciativa foi o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conser), Luiz Carlos dos Santos, conhecido como Luizinho. Ele recebeu o convite do prefeito Edvaldo Nogueira, para levar a iniciativa para um dos maiores arraiás do Nordeste e nem pensou duas vezes.

“Conseguimos montar o Bar da Inclusão no Arraiá do Povo e estou muito feliz em ter essa iniciativa sendo executada também no Forró Caju. Isso significa muito para as pessoas que possuem qualquer tipo de deficiência. Não é sobre acessibilidade, é sobre inclusão. É sobre igualdade, sobre oportunizar. Além da iniciativa do bar, também vamos falar sobre o Projeto Lacre do Bem de forma educativa para orientar a população sobre os lacres que são descartados e podem mudar a realidade de uma pessoa com dificuldade de locomoção. Vamos espalhar uma corrente do bem no Forró Caju e já tenho certeza do sucesso! Quero agradecer a todos que fazem a gestão municipal pela sensibilidade”, declarou.