Forró Caju 2024: Bar da Inclusão é destaque de acessibilidade e inclusão social

Serviços Urbanos
24/06/2024 20h51

O Forró Caju 2024 começou trazendo alegria, geração de emprego e renda e muita música para a praça dos mercados centrais, na capital aracajuana. Este ano, uma das novidades é o Bar da Inclusão, um projeto inovador que reafirma o compromisso da Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ,com a inclusão social e a acessibilidade, atendendo e oportunizando pessoas com deficiência.


Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a iniciativa não só proporciona momentos de lazer e confraternização, mas também se destaca pelo seu compromisso social. “Essa tem sido uma preocupação da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e a Emsurb fica muito honrada em participar ativamente da primeira edição do Bar da Inclusão. Tenho certeza que já é um sucesso”, comentou.

O gerente interino de Espaços Públicos, Igor Melo, destaca o papel da Emsurb no funcionamento do Bar da Inclusão. “Desempenhamos um papel fundamental, atuando como órgão fiscalizador e de orientação. Asseguramos que todas as normas sejam cumpridas, garantindo que o ambiente do bar seja seguro e acolhedor para todos. Estamos atuando nos sete bares e 200 ambulantes espalhados na área interna do evento e também nos comerciantes que estão atuando no espaço externo", detalha. 

Segundo Luiz Carlos da Silva, presidente da APCD+SE, a ideia veio a partir da procura dos PCDs por uma oportunidade de trabalho. “Quando o chefe de cozinha foi chamado para trabalhar, se emocionou porque estava fora do mercado. Isso se dá porque existe o preconceito, somos vistos como transtorno, como incapazes de encarar a função. O objetivo do bar é justamente despertar um outro olhar. Eles querem um direito a mais e nós, defensores da causa, buscamos oportunizar a todos. É um projeto pioneiro no Brasil e, com certeza, vai inspirar outras cidades”, comemorou.

A edição de 2024 da maior festa junina de Aracaju já fica na história como um marco de acessibilidade e inclusão social, mostrando que é possível celebrar a cultura e a diversidade de maneira inclusiva. Para os funcionários, o Bar da Inclusão representa a oportunidade de um novo horizonte.

José Wellington dos Santos, recepcionista do bar, trabalha entusiasmado. "O que eu imaginava para os outros, eu estou vivendo. É um desafio porque sou cego total, mas eu estou amando a experiência. Sou só gratidão", comemora.

Antônio Ricardo Santos é chefe de cozinha e classifica o bar como uma oportunidade de ser visto. “Muitas vezes somos abandonados e carentes de oportunidades. Aqui não é um trabalho, mas, sim, inclusão social. Eu espero que daqui a gente possa expandir mais ainda, levar esse projeto para outros estados e também para o interior sergipano. Isso é muito importante para a gente. Quero agradecer a sensibilidade do prefeito Edvaldo Nogueira e de todos que fazem a gestão”, celebra.