Galeria Álvaro Santos promove roda de conversa sobre representatividade afro-brasileira

Funcaju
13/11/2024 15h00
Início > Notícias > Galeria Álvaro Santos promove roda de conversa sobre representatividade afro-brasileira

A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará, na próxima segunda-feira, 18, uma roda de conversa com o tema “Representatividade e ocupação de novas narrativas: a produção afro-brasileira nas artes visuais sergipanas”. Com início às 15h, a roda de conversa contará com a mediação do historiador Oswaldo Ferreira Neto e participação da professora Tábata Machado, além dos artistas visuais Wécio Grillo e Calunga.

A roda de conversa tem como objetivo estabelecer diálogos onde o público possa conhecer a representatividade negra na arte sergipana através da história, das narrativas pessoais e também das referências em obras de artistas. O evento inicia a semana em que se comemora  o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

“É gratificante ver a Galeria sendo ocupada das mais diversas formas, ainda mais para celebrarmos o Dia da Consciência Negra, trazendo essa temática e toda sua importância para um  espaço de arte. Teremos uma escuta importante e atenta sobre os desafios e a representatividade da cultura afro-brasileira nas artes visuais sergipanas”, afirma a coordenadora da GAAS, Bianca Leite.

Participante da roda de conversa, Wécio Grillo é professor de arte, formado em Artes Visuais, produtor cultural, artesão e praticante de capoeira. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Aracaju e coordenador do Fórum Permanente de Artes Visuais. A convidada Tábata Machado, é professora formada em Letras, artista visual, produtora cultural, pesquisadora, artesã e oficineira. É pesquisadora na área de estudos de Arte, Antirracismo e Empoderamento Feminino, além de idealizadora do projeto Protagonistas.

Com presença confirmada para a roda de conversa, Davi Santos, de nome artístico Calunga, é designer gráfico e artista visual. Foi premiado em 1° lugar no 28° Salão dos Novos, com a obra “Progresso da Volta”. O mediador do diálogo, Osvaldo Ferreira Neto, é professor de História, historiador e consultor histórico.

 A Galeria de Arte Álvaro Santos está localizada na praça Olímpio Campos, s/n, Centro.