Desde sua implementação em março de 2022, até novembro deste ano, o programa Ver a Vida, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já realizou 280.027 procedimentos oftalmológicos, como consultas, exames e cirurgias. Os atendimentos ocorrem em carretas e contêineres adaptados, instalados no estacionamento do Aracaju Parque Shopping, no Bairro Industrial.
Somente em 2024, o Ver a Vida já realizou 76.944 procedimentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre janeiro e setembro, o programa contabilizou 12.721 consultas, 55.432 exames e 8.791 cirurgias oftalmológicas.
De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Inteligência e Gestão Estratégica (Dige/SMS), Chenya Coutinho, os números não apenas refletem a eficácia do programa, mas também o impacto positivo na vida de milhares de aracajuanos que enfrentavam dificuldades com a perda de visão.
"Antes do programa, os aracajuanos aguardavam, em média, 13 meses por uma consulta oftalmológica. Com o Ver a Vida, esse tempo foi reduzido significativamente, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente. Realizamos manutenção constante das filas, priorizando os casos mais graves conforme o Protocolo Estadual de Acesso à Regulação de Procedimentos Ambulatoriais. Isso tem permitido minimizar o tempo de espera, respeitando o caráter universal do SUS", destacou Chenya.
População aprova o programa
A moradora do bairro 18 do Forte, Maria Lucia Alves, de 75 anos, é uma das milhares de beneficiadas pelo Ver a Vida. Após passar por cinco procedimentos viabilizados pelo programa, incluindo duas cirurgias de catarata e três de pterígio, ela celebra os resultados. "Agradeço a Deus e à gestão da Prefeitura por criar esse programa. Voltei a enxergar e hoje sou muito mais feliz", disse emocionada, acompanhada da filha, Luciana Alves.
Pela primeira vez utilizando o serviço, Eliene Menezes elogiou a rapidez do atendimento. "Da Unidade de Saúde até a consulta, foram menos de 30 dias. Tudo muito rápido e prático. Uso óculos desde criança e sempre preciso acompanhar o aumento do grau. Estou muito satisfeita", comentou.
Já o morador do bairro Mosqueiro, Joselito Campos, em sua segunda consulta pelo programa, reconheceu a excelência no atendimento. "É muito importante poder enxergar bem e melhorar a qualidade de vida. Sempre fui muito bem atendido aqui. Parabéns a todos os envolvidos", afirmou.
Outro depoimento positivo veio da estudante Tatiana Andrade, do bairro Santa Maria, que já realizou dois exames no Ver a Vida para ajustar o grau das lentes. "Uso óculos desde criança e sempre sou muito bem recebida aqui. Indico o serviço e com certeza voltarei quando precisar", ressaltou.
Realização profissional
A coordenadora do programa, Gláucia Amorim, destacou o impacto do trabalho na qualidade de vida dos pacientes e na satisfação da equipe. "É muito gratificante fazer parte de um programa que transforma vidas. A cada paciente atendido, sentimos o peso da importância desse trabalho. Graças a Deus, conseguimos ajudar tanta gente", concluiu Gláucia.