Semfaz intensifica treinamentos e otimiza gestão administrativa em Aracaju

Fazenda
12/02/2025 11h13
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A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), realizou, ao longo do mês de janeiro, uma série de treinamentos presenciais e virtuais voltados aos diretores administrativos das secretarias municipais. O objetivo foi aprimorar o fluxo dos processos da execução orçamentária e financeira, além de capacitar os gestores sobre saldos orçamentários, procedimentos de análise e liberação de descontingenciamentos, desbloqueios de dotações orçamentárias e utilização do sistema de compras e do SAGRES/TCE.

Para garantir um suporte mais eficiente às secretarias, a Semfaz também promoveu visitas técnicas à Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), Secretaria Municipal do Governo (Segov) e Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Nessas visitas, foram esclarecidas dúvidas pontuais sobre os sistemas de contabilidade e Aracaju Compras.

Além disso, os treinamentos contemplaram o módulo de gerenciamento das contratações e o Plano de Contratação Anual, capacitando os gestores sobre os fluxos de pagamentos e demais processos administrativos. A Coordenadoria de Controle e Gestão de Sistemas (COGESIS) continuará promovendo capacitações ao longo de fevereiro, com foco no sistema de almoxarifado e no reforço dos temas abordados em janeiro por meio de treinamentos virtuais e novas visitas técnicas.

O Coordenador Geral de Controles e Gestão de Sistemas da Prefeitura de Aracaju, Marcos Dias, destacou a importância dessas ações para o funcionamento eficiente da administração municipal. “A Semfaz tem por atribuição consolidar todas as informações contábeis das secretarias, que somam cerca de 25 pastas. Nossa coordenadoria atua de forma pedagógica, promovendo treinamentos contínuos para esclarecer dúvidas e garantir que os processos fluam corretamente. Desde o início da nova gestão, temos atuado semanalmente com treinamentos presenciais e virtuais”, explicou.

A atuação da Semfaz se dá em diversos sistemas essenciais, como contabilidade, almoxarifado, patrimônio, Sagres, prestação de contas junto ao Tribunal de Contas e sistema de compras, este sob gestão da Secretaria de Planejamento. “Além dos treinamentos, realizamos visitas técnicas às secretarias para solucionar dúvidas específicas. Seguiremos com esse trabalho ao longo do ano, acompanhando as evoluções dos sistemas e garantindo suporte contínuo”, complementou Marcos Dias.

Entre as principais demandas levantadas durante os treinamentos, estavam dúvidas relacionadas aos sistemas de almoxarifado e patrimônio. O coordenador de patrimônio, Diego Cruz, e o coordenador de almoxarifado, Carlos Henrique Nascimento, também conduziram capacitações em parceria com a Coordenadoria de Logística (CEPLOG), reforçando as orientações sobre a gestão desses setores.

Com a nova gestão, o esforço conjunto dos servidores e a dedicação às capacitações permitiram que os processos administrativos fossem normalizados em tempo recorde. “Graças aos treinamentos e ao empenho dos servidores, conseguimos alcançar nossos objetivos e garantir a virtualização dos processos em apenas dez dias”, finalizou Marcos Dias.