O bem-estar animal ganhou um novo aliado, a parceria entre a equipe de Educação Ambiental e do Programa Aju Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), inaugura o serviço voltado para sensibilizar e ampliar a conscientização da população sobre os cuidados com animais em condomínios. Esta iniciativa busca promover a responsabilidade e o respeito aos pets, ajudando a reduzir casos de abandono e maus-tratos.
O serviço consiste em uma visita técnica aos condomínios e espaços coletivos, com especialistas em cuidado animal e educação ambiental com intuito de esclarecer e orientar sobre assuntos como posse responsável, alimentação adequada, prevenção de doenças e prevenção aos maus tratos. “A integração entre a Educação Ambiental e o projeto Aju Animal fortalece ações de sensibilização quanto aos cuidados com os animais domésticos, promovendo o respeito à vida em todas as suas formas. Por meio de atividades educativas, reflexivas e digamos que, até mesmo afetivas, essa união contribui para formar uma sociedade mais ética, empática e responsável. Despertando o cuidado com os animais como parte essencial do equilíbrio ambiental e da convivência harmônica com a natureza”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio.
As atividades serão realizadas mediante interesse dos síndicos e protetores, acessando o formulário disponível aqui no perfil do Instagram @meioambienteaju. Segundo Albert Rocha, coordenador da Educação Ambiental, a iniciativa visa transformar a relação das pessoas com os animais. “A ideia de unir a equipe de Educação Ambiental com o Programa Aju Animal é auxiliar a alavancar o alcance da mensagem que o Aju Animal já transmite em toda sua história. E, nesse mês de Abril, mês da prevenção contra crueldade animal, nada mais oportuno que iniciarmos essa atividade temática e participarmos do processo de conscientização dos tutores acerca, principalmente, dos seus animais e dos animais comunitários”, informou.
O novo serviço faz parte do calendário de ações da Sema no Abril Laranja, que é o mês totalmente dedicado a prevenir maus-tratos e conscientizar a população de que os animais precisam de carinho e respeito. “Ao promover ações de respeito, cuidado e preservação dos animais, estamos, igualmente, zelando pelo meio ambiente. Quando reconhecemos que a convivência harmoniosa com os animais afeta diretamente o equilíbrio da natureza, passamos a adotar práticas mais conscientes no nosso dia a dia. É essencial entender que os animais desempenham papéis vitais nos ecossistemas. Eles não são apenas parte da natureza, mas também agentes ativos na manutenção do equilíbrio ambiental”, ressaltou a veterinária e coordenadora do Aju Animal, Carollyne Costa.
Ascom/Sema