A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), entregou uma série de melhorias para os moradores do bairro Industrial, localizado na zona Norte da capital. Na última terça-feira, 22, foram inauguradas as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alcebíades Melo Vilas Boas.
Outra melhoria realizada na região com ações das equipes operacionais da Emurb, foi a entrega de 23 ruas pavimentadas, com um investimento de mais 4.500 toneladas de asfalto na operação tapa-buracos, somente no primeiro semestre.
Na solenidade de inauguração da EMEF Alcebíades Melo Vilas Boas, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, destacou a importância deste novo equipamento de educação. "É a primeira inauguração de muitas. Nosso trabalho é entrega. Todos serão acolhidos com muito respeito. A escola é linda, moderna. Que a gente possa ser instrumento do bem para todos os espaços da nossa capital", disse.
A nova unidade de educação possui uma área de 1,9 mil m². Ao todo, a escola conta com 11 salas de aula climatizadas, com capacidade para comportar 24 alunos, em faixa de idade de 6 a 12 anos. A EMEF também tem uma sala de recursos, laboratório de ciências e matemática, jardins, lavanderia, refeitório, cozinha, copa, sala multiuso, sala de leitura, depósito de instrumentos musicais, lavanderia, pergolados, sala de professores, secretaria e diretoria.
Os estudantes terão à disposição uma quadra poliesportiva e um parque infantil composto de gangorra, escorregador, gira-gira adaptado e amarelinha, que tem o objetivo de estimular a brincadeira, convivência e o desenvolvimento de atividades.
Com o serviço, a capacidade de vagas praticamente será dobrada, passando de 279 para 550 vagas. Outra inovação do prédio é arborização realizada tanto na parte externa quando na parte interna, o que reforça o compromisso com o meio ambiente.
Edvaldo da Cruz Santos, aposentado e morador do bairro há mais de 20 anos, comparou as instalações do antigo prédio do Alcebíades com o que foi entregue hoje. Segundo ele, a estrutura merece muitos elogios. “Está muito bonito. Minha nota é 10. O jardim está bonito, a pintura e toda a estrutura. A gestão está de parabéns”, disse.
Edjane de Jesus é comerciante local e também ficou admirada com o novo Alcebíades. “Está de primeiro mundo. Está parecendo uma faculdade. Top de linha. Com certeza, é uma escola que eu indicaria para os pais que quisessem matricular seus filhos”, afirmou.
O trabalho executado pela Emurb também foi reconhecido por Clese Cleide Herbas, trabalhadora autônoma e moradora do Industrial. Ela destacou não só a obra, mas também as diversas câmeras instaladas dentro e ao entorno da escola. “Essa iniciativa traz mais segurança. Gostei demais. Gostei do jardim que foi feito, da pintura. Agora, os alunos terão uma nova casa totalmente equipada”, disse.
Pavimentação
A gestão, por meio da Emurb, também chegou ao Industrial com ações das equipes operacionais. O bairro já foi contemplado com 23 ruas pavimentadas e, somente no primeiro semestre, foram investidas mais de 4.500 toneladas de asfalto na operação tapa-buraco.
Nos últimos dias, podemos destacar o serviço de pavimentação nas ruas Manoel Pereira Lima Epaminondas Salmeron e Santa Cruz do Lagamar, bem como na avenida Antônio Assis Xavier, local onde fica situada a Escola. Outro ponto do Industrial que recebeu o serviço foi a tradicional rua São João, que é um dos espaços culturais da cidade e atrai diversos turistas.
“Tanto a pavimentação quanto o tapa-buracos são ações que possuem um papel fundamental na trafegabilidade de pedestres e veículos, além de proporcionar a segurança no trânsito e a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, explicou Alberto Nascimento, fiscal de obras da Emurb.