Prefeitura de Aracaju segue monitoramento do Planejamento Estratégico 2025-2028

Agência Aracaju de Notícias
24/09/2025 11h36
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju segue monitoramento do Planejamento Estratégico 2025-2028

Após a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, concluir no final de julho o ciclo de reuniões voltadas à validação das metas e objetivos do Planejamento Estratégico 2025-2028, alinhado ao seu Plano de Governo, a Prefeitura de Aracaju deu início à fase de acompanhamento das etapas e metas que foram validadas pela gestora. Nessa nova etapa, uma equipe técnica acompanha em tempo real a execução de cada ação, verificando pontos de controle, avaliando indicadores e articulando soluções entre secretarias para assegurar o cumprimento das metas. 

Esse trabalho já envolve as 27 unidades administrativas da Prefeitura de Aracaju. No último dia 11, a equipe técnica promoveu uma oficina no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) com a participação de 90% das secretarias e empresas municipais. A partir desse encontro, foi iniciado um ciclo de atendimentos individualizados, desde a última segunda-feira, 22, e cerca de 15 secretarias já foram contempladas, e as demais estão em fase de conclusão.

Daniele Sobral, que faz parte da equipe que coordena o planejamento estratégico, explica que o planejamento estratégico foi construído de forma intersetorial. “Nós estivemos junto com todos os setores que envolvem a gestão e monitoramos cada passo dado na construção do Planejamento Estratégico, a partir de análises de SWOT e de personas, com a definição da missão, visão e valores da administração. Esse processo resultou em um banco de projetos que reúne as principais metas da gestão, validadas diretamente pela prefeita.”

O acompanhamento das etapas é feito por meio da plataforma Target e de indicadores definidos por cada secretaria. Sempre que uma pendência é registrada, a equipe busca resolver junto à unidade responsável ou, quando necessário, promove a interlocução com outros órgãos. Se ainda assim não houver solução imediata, as demandas podem ser levadas às assessoras do gabinete e, em última instância, à própria prefeita.

Segundo Daniele, o desafio agora é garantir que cada ação avance dentro do previsto. “Atualmente, estamos na fase de monitoramento, em que acompanhamos os pontos de controle e os indicadores de cada projeto por meio da plataforma Target. Esse trabalho nos permite identificar qualquer pendência e articular soluções junto às secretarias ou demais órgãos envolvidos. Nosso objetivo é garantir que as metas sejam cumpridas e que cada ação planejada se transforme em resultados concretos para a população.”

Gilton Ferreira de Carvalho, assessor de planejamento e desenvolvimento institucional da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), avalia os encontros como positivos e necessário para a efetivação dos resultados. “Esse processo começou lá na construção do planejamento estratégico e agora estamos partindo para o monitoramento e a contemplação das ações. E entendo que é muito importante ter essa equipe acompanhando de perto o que nós estamos fazendo. Então, é de grande valia esse trabalho. É aí onde a gente vai ter o controle das ações e a efetivação dos resultados”, explica.

Para Thaís Hora, consultora técnica da Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), essas reuniões de monitoramento são cruciais para que os ajustes possam ser feitos dentro do prazo. “As reuniões de acompanhamento são cruciais para o planejamento estratégico, pois garante que os objetivos sejam monitorados e as ações sejam ajustadas em tempo e promove a comunicação, o alinhamento da equipe e ajuda a identificar desafios. Além de promover uma cultura de planejar, já que muitas pessoas não tem essa cultura. Então, eu essas reuniões são cruciais para fortalecer  a cultura de planejamento. E planejamento é tudo. Sem planejamento a gente não consegue fazer nada”, pontua.

O monitoramento não se limita a reuniões pontuais. Ele é contínuo e reforçado a cada dois meses em encontros com os pontos locais de planejamento. Além disso, quando necessário, a equipe técnica realiza visitas individualizadas às secretarias ou atividades coletivas para alinhar processos e garantir que o planejamento estratégico avance de forma satisfatória.

O planejamento estratégico, tem a parceria da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), mas é instituído dentro da Secretaria Municipal de Governo (Segov), sob a coordenação do secretário municipal de governo, Itamar Bezerra. O trabalho é conduzido por Benigna Silva (Seplog), Alana Vasconcelos (Segov), Daniele Sobral (Segov) e Danúbia Oliveira (Segov).