Nove meses de gestão: Seplog promove mais modernidade e integração

Planejamento e Orçamento
24/09/2025 14h18
Início > Notícias > Nove meses de gestão: Seplog promove mais modernidade e integração

Em nove meses de atuação com a nova gestão da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) tem reforçado seu papel estratégico para o desenvolvimento da capital. Durante este tempo, a pasta vem modernizando processos internos e apoiando outras secretarias na busca por recursos e na execução de projetos. O uso da tecnologia, a eficiência no planejamento e a transparência na aplicação de recursos públicos têm sido prioridade, assegurando serviços que impactam diretamente a vida da população.

Entre as iniciativas de destaque, estão os avanços na modernização digital promovida pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação (Cogetin), a coordenação de operações de crédito e apoio técnico da Assessoria de Captação de Recursos (Ascap), e a consolidação de um planejamento integrado por meio da Coordenadoria Geral de Planejamento (Cogeplan). O resultado é a realização de um conjunto de ações que fortalecem a funcionalidade da gestão, e ampliam a capacidade de investimentos na capital.

Gestor da pasta, Thyago Silva ressalta que os avanços representam o empenho coletivo da equipe. “Esses nove meses têm sido de muito trabalho, reorganização e inovação. A Seplog tem mostrado que é possível modernizar a gestão pública, trazendo mais eficiência, ampliando investimentos e garantindo que o planejamento estratégico esteja alinhado às necessidades da população. Este é o caminho para atendermos a população e os servidores com mais qualidade e compromisso”, afirmou.

Na frente tecnológica, a Cogetin implantou sistemas integrados, recuperou equipamentos, realizou capacitações e iniciou projetos como o Wi-Fi público e a assistente virtual. O coordenador do setor, Gilton Nunes, destaca o impacto dessas medidas. “Temos nos debruçado em garantir processos mais ágeis, transparentes e eficientes. Nosso compromisso é colocar soluções digitais a serviço da gestão e da população, facilitando o acesso às informações e melhorando a qualidade dos serviços prestados”, reforçou.

 

Já a Cogeplan liderou processos estratégicos como a implementação da plataforma Target, a realização das oficinas do Planejamento Estratégico 2025–2028 e a coordenação de articulações em projetos estruturantes, como a revitalização do Centro da cidade. "Ao oferecer subsídios técnicos que qualificam o planejamento, a Cogeplan aprimora a aplicação dos recursos e assegura maior eficiência administrativa. Trata-se de ações estratégicas que contribuem diretamente para o alinhamento das políticas públicas e para a consolidação de resultados consistentes”, evidenciou a gestora da Cogeplan, Benigna Silva.

Outras frentes de atuação

Além das ações estruturantes, nesses nove meses a Seplog também ampliou sua atuação em diversas frentes de trabalho. Em relação ao servidor, a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) promoveu 48 capacitações que alcançaram mais de 2.200 servidores municipais. Nesse mesmo sentido, a pasta tem conduzido a Mesas de Negociação Permanente com servidores, fortalecendo o diálogo entre Prefeitura e servidores e contribuindo para melhores condições de trabalho.

 

Na área de infraestrutura e planejamento urbano, a Seplog coordenou visitas técnicas para buscar soluções em regiões afetadas por alagamentos, como no Largo de Aparecida, além de acompanhar a Missão Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em obras de requalificação urbana, reforçando o cuidado com a qualidade de vida da população.

 

O compromisso com a boa gestão dos recursos públicos também foi evidenciado com a realização de dois leilões, que arrecadaram cerca de R$ 189 mil para os cofres municipais. Outro destaque foi a construção participativa das leis orçamentárias: Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), levando o debate às comunidades, realizando audiências pública em bairros como Santa Maria e Lamarão, além de disponibilizar consulta on-line, aproximando a gestão da população e garantindo um processo mais democrático.

No campo ambiental, a pasta apoiou projetos voltados a melhorias no Parque da Sementeira, assegurando equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade. “Com iniciativas que vão da modernização tecnológica à captação de recursos e ao fortalecimento do planejamento, a Seplog demonstra, nesses nove meses, a capacidade de conduzir ações que unem inovação, eficiência e transparência”, pontua Thyago Silva. A atuação integrada de suas coordenações tem sido fundamental para que a Prefeitura avance em projetos estruturantes, sempre com foco na qualidade dos serviços prestados à população.